Padres André, Cícero e George celebram 15 anos de ordenação presbiteral

O dia 18 de novembro é muito especial na vida de três sacerdotes da Diocese de Santo André. Em 2006 os padres Cícero, André e George diziam o “sim” para o sacerdócio e nesta quinta-feira (18/11) celebram uma década e meia de caminhada presbiteral a serviço de Jesus Cristo e do povo de Deus. Conheça a trajetória de cada um deles:

Padre André Rodrigues
Filho de Cláudio e Mercedes e irmão de Rogério e Adriana, Pe. André Rodrigues da Silva nasceu no dia 17 de setembro de 1978, na cidade de Mauá (SP). Ingressou no seminário diocesano no dia 17 de fevereiro de 1999.

Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 6 de maio de 2006 e a ordenação presbiteral, no dia 18 de novembro de 2006, ambas ordenações conferidas pelo atual bispo emérito Dom Nelson Westrupp (bispo diocesano entre 2003 e 2015).

Em sua caminhada sacerdotal, padre André atuou nas seguintes paróquias: Paróquia Maria Mãe dos Pobres e Paróquia Cristo Rei, ambas em Diadema; Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, na Região Santo André – Centro; pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Sônia Maria, em Mauá; e atualmente viǵario paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá. Pe. André cita a passagem bíblica marcante que representa a sua vida sacerdotal: “Eu dou a vida pelas minhas ovelhas” (Jo 10,15).

Padre Cícero Soares
Filho de José Soares Sobrinho e Maria Almeida Prima Pe. Cícero Soares da Silva Neto nasceu na cidade de Boa Viagem (CE), no dia 30 de junho de 1972. Entrou no Seminário no ano de 1999, na Casa de Filosofia, em Diadema. É formado em Filosofia e Teologia e possui curso de Bens da Igreja AD. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 6 de maio de 2006, pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp (atualmente emérito), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 18 de novembro de 2006, também por Dom Nelson Westrupp, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja Matriz de São Bernardo.

“Ao longo desses 15 anos de sacerdócio, tem sido uma experiência da graça e do amor de Deus, pois poder ser instrumento de Deus mais para os outros do que para si mesmo, como no diz São Paulo, “ninguém vive para si mesmo”. Por tanto fazer da nossa vida e do nosso ministério um instrumento de Deus com os outros. Mais do que nunca, o Senhor Jesus conta muito com todos os padres para ser ação do Espírito Santo no mundo”, avalia Pe.Cícero.

Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Cícero atuou nas seguintes paróquias: de 2007 a 2009, vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá; do final de 2009 ao final de 2012, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, também em Mauá;  de janeiro de 2013 a novembro de 2015, vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema; de novembro de 2015 a novembro de 2020, pároco na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região Santo André – Leste; de novembro de 2020 até os dias atuais, pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, também na Região Santo André – Leste.

Pe. Cícero atuou na Comissão da Campanha da Fraternidade no Estado de São Paulo – Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como assessor da Comissão da Campanha da Fraternidade da Diocese de Santo André e da Pastoral Presbiteral Diocesana.

Ele conta que se não fosse padre, seria agricultor se ainda estivesse morando no Ceará, ou metalúrgico ou profissional da construção civil, na região do Grande ABC. “Também gostava de teatro”, recorda Pe. Cícero, ao citar a sua passagem bíblica marcante.  “O Espírito do Senhor está sobre mim, ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres” (Lc 4,18).

Padre George Rodrigues
Filho de Jovenir Rodrigues e Nadesha Rodrigues, Pe. George Rodrigues nasceu no dia 1º de fevereiro de 1977, na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Foi batizado na Paróquia São Francisco de Assis, em São Caetano, e crismado na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Santo André.

Iniciou os estudos de Filosofia nas Faculdades Associadas Ipiranga (Unifai) no final da década de 1990, e de Teologia no Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção, durante a primeira parte dos anos 2000, ambas em São Paulo.

A ordenação diaconal de George Rodrigues ocorreu no dia 6 de maio de 2006 e a presbiteral aconteceu no dia 18 de novembro de 2006, pela imposição das mãos do, até então, bispo diocesano Dom Nelson Westrupp (atualmente emérito). Em sua caminhada sacerdotal, padre George atuou nas seguintes paróquias: Santa Luzia (Ribeirão Pires), onde presidiu a primeira missa como presbítero, no dia 19 de novembro de 2006; depois serviu como administrador paroquial e posteriormente pároco da Paróquia Santo Antônio, do Bairro Batistini (Região São Bernardo – Anchieta), onde permaneceu boa parte de seu ministério, entre fevereiro de 2008 e junho de 2017, contribuindo para o crescimento da comunidade; e no dia 7 de julho de 2017 assumiu como pároco da Paróquia São João Batista, em Mauá. Atualmente, o sacerdote está de licença médica para cuidar da saúde.

“Vejo a Igreja como uma ponte, entre os batizados adormecidos e os batizados atuantes. Mas não estamos parados deste lado da ponte, simplesmente esperando que eles venham. Somos um povo caminhante que vai em busca dos irmãos do outro lado da ponte. Para mim a imagem da comunidade para que ela seja especial deve ser sempre a manifestação de Jesus”, disse Pe. George, durante sua posse como pároco da Paróquia São João Batista, em julho de 2017.

Também foi diretor espiritual da Comunidade Padre Pio, localizada no Riacho Grande, em São Bernardo, durante o tempo em que foi pároco na paróquia do Bairro Batistini.

Padre Cícero assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Igreja é a ponte entre os batizados atuantes e os batizados adormecidos

No Domingo de Ramos, fiéis demonstram esperança por dias melhores