Missa de Encerramento do Ano Letivo fortalece vocação dos seminaristas na caminhada ao sacerdócio

A Missa de encerramento do ano letivo de 2021 para os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André aconteceu na manhã do sábado (04/12), na Comunidade São Camilo de Léllis da Paróquia Cristo Rei, no Parque Sete de Setembro, em Diadema.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a celebração, que foi concelebrada pelos reitores dos três seminários: Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (Filosofia), Pe. Rudnei Sertorio (Teologia) e Pe. Cleidson Pedroso de Souza (Propedêutico).

“Neste momento encerramos os trabalhos deste ano. Vamos agradecer a Jesus Cristo que nos acompanha nesta caminhada e viver esse tempo do Advento, a preparação à celebração do mistério da encarnação, que é o Natal”, disse Dom Pedro aos seminaristas.

Criatividade e retomada das atividades
Segundo o reitor da Casa de Formação Filosófica, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, avalia que o ano de 2021 foi pautado pela criatividade e retomada. “Muita criatividade e empenho com a expectativa de retomada mais tranquila, que foi possibilitada pela vacinação, pelo esforço de todos em poder fazer esse processo”, destaca.

Para o próximo ano, Pe. Hamilton, que também é pároco da Paróquia Cristo Rei, em Diadema, acredita que é continuar o processo gradativo de retomada das atividades, em sintonia com a Igreja no Brasil e no mundo. “Já vislumbrando essa questão do Sínodo (dos Bispos, com a fase diocesana até o início do primeiro semestre de 2022), começando a contemplar o Ano Vocacional no Brasil que vem depois (em 2023), além de prosseguir esse processo formativo criativo”, enfatiza.

Acolhida e missão
O seminarista do 1º ano de Teologia, André Lucas Chaves, destaca que, em meio às dificuldades impostas pelo período da pandemia, o ano de 2021 trouxe resultados positivos na formação e boas perspectivas para 2022.

“Cada etapa é uma responsabilidade a mais que temos para nossa caminhada, nossa vocação. Tivemos a retomada das atividades neste ano e pudemos ficar mais tempo no seminário. Creio que esse grande desafio da sinodalidade, de certa forma exige participação plena, não apenas nas reuniões, mas em toda participação pastoral, ação litúrgica. Ter essa retomada, não apenas como caminho pastoral, mas para o povo, acolhendo pessoas novas que estão chegando, tendo como base as prioridades do nosso sínodo, acolhida e missão”, destaca André, ao citar o 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Experiência de sinodalidade
Do 3º ano de Teologia, Douglas Colácio aponta que ao final deste ano é possível observar que a Igreja está caminhando depois de tanto tempo de tribulação vivenciado durante a pandemia. “Hoje, a Igreja mostra que continua caminhando e nós caminhamos com a Igreja. Então, neste final de ano podemos ver o Advento de Jesus, essa chegada do Cristo que quer caminhemos com Ele”, resume.

Ano de muito aprendizado
Por fim, o seminarista do 1º ano de Filosofia, Eduardo Nunes Zampar, considera que foi um ano de muito aprendizado. “A formação ficou perto de nós. Mesmo diante deste tempo de pandemia, não nos deixou e nos ajudou a crescer e progredir nas cinco dimensões formativas, que são essenciais para sermos um bom padre. E temos muita esperança no ano que vem, continuar progredindo nestas dimensões, sempre na esperança de sermos melhores”, complementa.

Dom Pedro indica “vigilância e coerência” a treze seminaristas em nova etapa rumo ao sacerdócio

Retiro com Dom Pedro inicia atividades formativas dos seminaristas neste segundo semestre

Dom Pedro se reúne com seminaristas da Casa de Teologia para balanço da caminhada formativa

Dom Pedro visita a Casa de Filosofia e o terreno adquirido por comunidade da Paróquia Cristo Rei, em Diadema