Diocese de Santo André

Padre José Rocha é acolhido como novo administrador paroquial da Paróquia Santa Gemma Galgani

Cedido pelo superior da Congregação da Paixão de Jesus Cristo para atuar como missionário na Diocese de Santo André pelos próximos três anos (2022-2024), Pe. José Rocha, CP, 55 anos, assumiu na noite de sábado (12/02), como o novo administrador paroquial da Paróquia Santa Gemma Galgani, no Jardim Ana Maria, Região Santo André – Utinga. A posse canônica foi realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Nosso trabalho será obviamente de continuação do projeto diocesano de pastoral, dentro da linha do Papa Francisco, da realidade sinodal, e algumas particularidades da própria Paróquia Santa Gemma Galgani, em relação à questão do próprio carisma, dessa grande santa da Igreja, dessa mística”, adianta o recém-empossado administrador paroquial. “Que possamos caminhar em comunhão e fraternidade”, complementa Pe José Rocha, que recebeu das mãos de Dom Pedro, um exemplar da Constituição Sinodal, que contém as prioridades Acolhida e Missão, praticadas por meio dos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

O sacerdote passionista, que nasceu em Campina Grande (PB) e tem a experiência de 23 anos de ministério presbiteral, agradeceu aos paroquianos anfitriões pela excelente acolhida; ao bispo diocesano pela confiança e oportunidade para desempenhar uma nova missão de seu ministério presbiteral;  aos frades menores conventuais, pelo bem que fizerem à comunidade; ao Pe. Alcides Marques, CP, seu orientador espiritual; às Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis, pela presença luminosa, e aos irmãos e irmãs da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Osasco (SP), onde atuou entre os anos de 2010 e 2017.

A celebração contou com a participação de 160 pessoas, entre elas, o Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, Frei José Hugo da Silva Santos, OFMConv; o vigário paroquial da Paróquia Maria Imaculada, Frei Josemar Bertes Machado, OFMConv; o vice-mestre de noviços da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), Pe. Alcides de Souza Marques, CP; o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima, membros de pastorais, movimentos, associações, paroquianos, religiosas Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis, autoridades públicas como o vereador Wagner Lima, e fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Osasco (SP).


O retrato do testemunho de vida de Jesus
“A comunidade cristã é sinal das promessas de Deus ensinando as bem-aventuranças de Cristo, que são os verdadeiros caminhos de felicidade.”

Dom Pedro refletiu durante a homilia, o Evangelho de Marcos (8, 1-10), e destacou a importância do encontro pessoal com Cristo e de viver as bem-aventuranças, que são um retrato do testemunho de vida de Jesus e de que devemos, enquanto cristãos, fermentos da Igreja, aprofundar e colocar em prática cada ensinamento de compaixão, de amor, de fraternidade e de solidariedade em nosso dia a dia.

Ele ainda citou o momento de abraçar o novo administrador paroquial que chega para pastorear o rebanho e recordou o trabalho desenvolvido pelos frades menores conventuais ao longo de mais de cinco décadas.

Por sua vez, a Paróquia Santa Gemma Galgani uniu numa única mensagem, os sentimentos de gratidão e esperança. “Queremos agradecer aos franciscanos menores conventuais, pelo amor, pelo trabalho e pelo zelo ao longo de todos esses anos. As portas estarão sempre abertas! E ao Padre Rocha, que Deus o abençoe e seja muito bem-vindo à Comunidade Santa Gemma Galgani, que lhe acolhe com carinho. Que possamos trabalhar juntos e que neste período seja muito feliz trabalhando conosco.”

Integrante da equipe de Liturgia e Canto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Km 18, em Osasco, o gerente comercial Luciano Alan dos Santos, 43 anos, compareceu à celebração acompanhado de cerca de 20 membros da igreja localizada na cidade da Região Metropolitana de SP. “Durante esse tempo, de 2010 a 2017, o padre Rocha foi um excelente sacerdote. Sempre presente. Muito dedicado. Um grande amigo. Que Deus possa sempre iluminar seus caminhos nessa nova missão”, agradece.


Rito de posse
A leitura da nomeação do administrador paroquial foi realizada pelo Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis, Frei José Hugo da Silva Santos, OFMConv. Após o Ato Penitencial, a primeira leitura, o salmo responsorial e a segunda leitura, Pe. José Rocha recebeu das mãos de Dom Pedro, o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia, o sacerdote foi interrogado publicamente para manifestar a disposição de colaborar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue.

Em seguida ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. No final da missa, Pe. José Rocha assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo diocesano e demais testemunhas.


Sobre o novo administrador paroquial
“Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a ele em sua morte, a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos” (Fl 3, 10-11). Essa é a passagem bíblica marcante do Pe. José Rocha Cavalcanti Filho, que nasceu no dia 15 de abril de 1966, na cidade de Campina Grande (PB). Filho de José Rocha Cavalcanti e Zuleide Ayres Cavalcanti (in memoriam, ambos), Pe. José Rocha tem dez irmãos: José de Arimatéia, José Carlos, José Marconi, Constâncio, José de Anchieta, Maria do Socorro, Maria do Rosário, Mercia de Lourdes, Marcia e Marta. No ano de 1992, Pe. José Rocha iniciou os estudos na Casa de Formação Passionista, em Fagundes (PB). Foi ordenado diácono transitório no dia 12 de setembro de 1998, na Paróquia São João Batista, em Fagundes (PB), por Dom Luiz Gonzaga Fernandes (1926-2003) , bispo da Diocese de Campina Grande (PB), e ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1998, na Catedral Diocesana da Imaculada Conceição, em Campina Grande (PB), por Dom Washington Cruz, CP (atualmente arcebispo emérito de Goiânia).

Atuou nas seguintes paróquias: Paróquia São João Batista, em Fagundes (PB); Paróquia de N Sra da Conceição – Catedral Diocesana de Campina Grande (PB); Paróquia do Rosário, em Campina Grande (PB); Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia São Sebastião, em São Carlos (SP); Paróquia de N. Sra da Conceição, em Osasco (SP); Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia São Sebastião, em São Carlos (SP); Paróquia Sta Terezinha de Lisieux, em Colombo (PR); e no dia 12 de fevereiro de 2022 assumiu como administrador paroquial da Paróquia Santa Gemma Galgani, em Santo André (SP).

Na Diocese de Campina Grande, Pe. José Rocha foi Coordenador Diocesano de Pastoral (1999 a 2004), Membro do Secretariado Diocesano (1999 a 2004), Vice-reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney – Campina Grande – PB, (2001 a 2005), Conselho Presbiteral (1999 a 2004). Na Congregação, o sacerdote atuou como formador.

Clique aqui e saiba mais sobre o Pe. José Rocha.


Sobre a paróquia
A Paróquia Santa Gemma Galgani foi fundada no dia 24 de abril de 1970. O templo católico está situado na Rua Paulino de Lima, 40 – Jardim Ana Maria, em Santo André. Aos domingos, as missas são celebradas nos seguintes horários: 7h30, 9h30 e 18h30.

Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades paroquiais pelo telefone: 4975-1585.

Relembre aqui como foi a celebração do Jubileu de Ouro da paróquia.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

Diocese de Santo André celebra a ordenação de seis seminaristas ao diaconato transitório