Coragem para começar

Ao iniciar mais este ano que a graça de Deus nos permite viver, peçamos a Deus a coragem necessária para prosseguirmos. Sim, pedir a coragem de que todos precisamos para enfrentar a vida do dia a dia, na qual se revela a coragem que todos possuímos.
Pois alguém dizia que a perfeita coragem é realizar nossos deveres sem testemunhas.
É certo que existe mais segurança na coragem de enfrentar os problemas do que na covardia de fugir deles. É esta coragem que devemos pedir a Deus para este ano que começa.
Retomamos mais intensamente neste mês, as atividades pastorais e a programação pastoral da Diocese, com o novo Coordenador
Diocesano de Pastoral, Pe. Gonise. Também as inúmeras atividades nas comunidades e paróquias. Portanto: apesar da pandemia,
coragem, com cuidado!
O mês de fevereiro inicia-se com a festa da luz, dia 02/02, a apresentação de Jesus no Templo. Ele, nos braços de Maria e Simeão, se revela luz para todas as nações. Sigamos esta luz. Dia 03/02 recordamos São Brás, santo muito querido por nosso povo.
Seguir a luz de Cristo é viver como São Jerônimo Emiliano, celebrado dia 08/02.
Santo leigo que fundou a Congregação dos Padres Somascos, para cuidar dos órfãos abandonados. Em nossa Diocese eles estão
presentes há várias décadas, na Região Pastoral Santo André – Leste, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Órfãos.
Nossos parabéns a eles. Dia 11/02 recordamos Nossa Senhora e sua aparição em Lourdes, que se tornou local de peregrinação de doentes do mundo todo. Ali Maria se revelou como “A Imaculada Conceição”. Dia 14/02 fazemos memória dos santos evangelizadores dos povos eslavos e co-patronos da Europa: São Cirilo e São Metódio.
Dia 21/02 recordamos São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja, o qual a vida toda se empenhou para limpar a Igreja e conduzi-la à pureza do Evangelho. Vamos celebrar dia 22/02 a Festa da Cátedra de São Pedro. Este Apóstolo foi querido por Jesus como cabeça da Igreja: “Se me amas, apascenta meus cordeiros…”. Jesus escolheu Pedro porque percebeu que o próprio Pai o escolheu, quando lhe revelou quem era realmente Jesus. Celebrar a Cátedra de São Pedro é celebrar sua autoridade conferida por Cristo.
Dia 23/02 celebramos a memória de São Policarpo, bispo e mártir. Juntamente com a memória de Santa Águeda, virgem e mártir, celebrado no dia 05/02, nos trazem à memória o árduo dever de testemunhar Jesus dispostos a assumir missão com a cruz.
Nos trabalhos e afazeres do dia a dia, não esqueçamos que Deus nos acompanha e a Igreja toda nos assiste com esta “nuvem de testemunhas”(Hb 12,1), Igreja triunfante, para nos animar nas batalhas cotidianas, a nós que estamos na terra, e somos a Igreja militante. Portanto, coragem!
PS: Rezem por mim, pois dia 25/02 completo 44 anos de minha ordenação sacerdotal.

Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André