Diocese de Santo André

Diocese de Santo André realiza missa Crismal na Igreja Matriz de Santo André

Tradicionalmente realizada na Quinta-feira Santa pela manhã, a celebração da Missa Crismal, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, consiste em dois pontos fundamentais: a Bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte do clero diante do Bispo. 

A missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, dos padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e do povo de Deus da Diocese de Santo André.

Com a igreja cheia e a emoção dos fiéis estampadas em seus rostos, a missa foi realizada na ‘Igreja Rosa’ – matriz de Santo André – de forma presencial, após dois anos consecutivos sem a presença dos fiéis,  devido à pandemia da Covid-19.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, iniciou a celebração dizendo sobre a importância deste dia, tendo em vista a dimensão sacramental, devido a Consagração dos Óleos que são utilizados nos Sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos enfermos e Ordem.

Durante a homilia, Dom Pedro relembrou que Jesus vem como o bom samaritano e derrama o Óleo sobre nossas feridas, nos ensinando a reconstrução e restauração da vida em nossa sociedade, que tem como dever dinamizar a vida de nossa Igreja e comunidade como Jesus, impulsionados pelo Espírito. “Deus conta com cada um para esta tarefa, em especial, seus sacerdotes. O que impulsiona é o amor de Deus”, explica Dom Pedro. 

“Meus irmãos, a primeira leitura recorda essa aliança de amor com os sacerdotes. ‘Eu vos recompensarei, farei uma aliança perfeita’. Não se esqueçam, meus queridos presbíteros, Jesus é o bom pastor do rebanho.” ‘O espírito está sobre mim para proclamar a boa nova e anunciar a salvação’. “Somos ungidos pelo Espírito Santo”, diz o bispo de Santo André.

 Dom Pedro se dirige aos presbíteros e pede: “Meus queridos sacerdotes celebrem a eucaristia para o povo. Celebrem também com fervor a oitava da Páscoa. Caríssimos, vocês são a honra e coroa de nossa igreja, que pede a cada um de vocês: voltem ao primeiro amor. Todos os carismas estão em função do serviço, mas assim está o carisma de pastores e mestres. Agradeço nosso clero pelo trabalho e generosidade na pandemia, com muito sacrifício por parte de todos, muitas vezes pondo em risco a própria vida. Deus seja louvado por este testemunho de fidelidade”, diz Dom Pedro. (clique aqui e leia a homilia completa)

Em seguida, os padres presentes fizeram a renovação de suas promessas e foram apresentados ao Bispo Diocesano os Santos Óleos do Crisma, Enfermos e Batismo. 

Seguindo o rito dessa celebração, Dom Pedro cercado dos sacerdotes, abençoa os Óleos dos Catecúmenos, utilizados no Sacramento do Batismo; dos Enfermos, utilizados no Sacramento da Unção dos Enfermos; consagra também os Óleos do Crisma, utilizados nos sacramentos da Crisma, do Batismo e da Ordem, bem como na consagração de altares e igrejas. Esses Óleos recebem durante a consagração a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, pois o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”, e o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo.

Ao final da celebração, Dom Pedro empossou Padre Everton Gonçalves como Vigário Episcopal para a Pastoral (clique e leia a matéria completa) e agradeceu a presença dos padres, diáconos, seminaristas e fiéis presentes: “Desejo uma feliz santa Páscoa, repleta de esperança”.

Sobre os Santos Óleos

Para que todos tenham uma compreensão bem clara, preparamos um resumo com o significado de cada óleo.

Óleo do Crisma

Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos

Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Óleo dos Enfermos

É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral