Sessenta anos que Nossa Senhora das Dores intercede pelo povo da Palmares

Celebrando o seu Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de história no dia 28 de setembro, a Paróquia Nossa Senhora das Dores comemora com uma linda reforma no espaço interno da igreja, fruto da união e trabalho de todos os fiéis.

Uma história de evangelização
A história da fundação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares em Santo André, está ligada ao surgimento e desenvolvimento do bairro. Os registros das primeiras celebrações evangelizadoras realizadas no bairro foram datados no ano de 1962 pelo ainda seminarista Rubens Chasseraux em um período que o bairro era formado por loteamentos de antigas chácaras e invasão de famílias sem moradias, dando o surgimento as antigas favelas. Rubens era recém chegado a Diocese sede Santo André e já atuava com trabalhos sociais em favelas de São Paulo e região como parte do seu processo de formação.

Anos mais tarde pela imposição das mãos do Bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira, o jovem Rubens ordenou-se padre e pediu para Dom Jorge que pudesse atuar pastoralmente na Vila Palmares. Dom Jorge acatou o pedido e designou Padre Rubens a exercer seu ministério no bairro tornando-o assim o pároco fundador da paróquia Nossa Senhora das Dores e protagonista de uma história de lutas pelas causas sociais e desenvolvimento do bairro.

Os momentos de evangelização realizados no bairro no período de 1962 a 1964 eram feitos nos barracos de madeiras das famílias de operários e debaixo das árvores. Só em 1965 é que surge a primeira sede do bairro, um barracão, cedido pela família de Sebastião e Beatriz Nascimento que aos domingos acolhia a comunidade local para as missas e durante a semana sediava cursos de alfabetização entre outros.

Os anos foram passando e o bairro Vila Palmares foi se transformando. O saneamento, a iluminação, o asfalto, escolas, transporte público foram dando uma nova cara ao bairro. O barracão improvisado começou a ficar pequeno e já não atendia mais a nova realidade, foi então no ano de 1967 que a comunidade local junto ao entusiasmo do Padre Rubens, se mobilizaram e ergueram a primeira igrejinha do bairro.

Não havia um grande projeto ou arquitetos, tão pouco o terreno construído era regular. O material utilizado para a igreja vinha de restos das demolições de outros pontos da cidade, mas o que não faltava era a vontade de um povo em ter um local apropriado destinado às orações.

Foi assim com garra, entusiasmo e fé que foi construída a primeira igreja do bairro oficialmente dedicada a Nossa Senhora das Dores, título este escolhido pelo bispo Dom Jorge por conhecer as dificuldades e o sofrimento do povo vivido na época.

Passados os anos, o número populacional de habitantes em Vila Palmares foi crescendo e logo a pequena igrejinha já não conseguia mais acolher a todos, foi quando em meados de 1980 começou -se o projeto de ampliação do espaço.

Tudo sempre foi muito simples, a igreja não contava com grandes acabamentos. A última grande transformação realizada em nossa paróquia aconteceu em 1997. Neste ano foram feitas algumas adequações internas e uma nova fachada (a atual até hoje).

Durante todos esses anos, os padres que atuaram junto ao povo de Deus foram:

• Pe. Rubens Chasseraux / 1962 – 2010
  • Pe. José Pedro Teixeira de Jesus / 2010 – 2012