Diocese de Santo André

Dom Pedro dedica altar da Paróquia Nossa Senhora da Salete, e ressalta a importância da fé

Aconteceu no domingo, 2 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Santo André, a Santa Missa com a dedicação do Altar e a Bênção do ambão.

Com os ritos de dedicação do altar e benção do ambão, a celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano de Santo André e concelebrada pelo pároco Padre José Silva, e Padre Camilo Gonçalves, chanceler do bispado.

Antes da liturgia da palavra, Dom Pedro abençoou o novo ambão, recordando aos presentes a importância da palavra de Deus em nossas vidas.

Em sua homilia, o bispo diocesano refletiu a liturgia do dia: “A primeira leitura diz: o justo vive da fé. A fé nos dá força para superar todos os obstáculos, dificuldades, empecilhos, problemas. A fé age pelo amor. Quem tem fé verdadeira, tem amor. E é impossível ter amor se não temos a fé no nosso coração. E nós percebemos e temos fé, quando Deus ocupa o lugar dele na nossa vida, qual é a importância que você dá na sua vida para Deus?”

Dom Pedro citou que muitos esquecem de consultar Deus sobre o que está fazendo ou irá fazer, frisou que quem tem fé a opinião mais importante é a de Deus, pois a fé para nós é um tesouro, que abrirá a porta do Reino do Céu.

Após a homilia, deu-se continuidade ao rito de dedicação do altar com a oração de dedicação e consagração, primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos de Dom Pedro. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.

No final da celebração a comunidade mostrou todo trabalho realizado para a reforma da paróquia, desde a chega do Padre José Silva, agradecendo todo o ânimo e trabalho pastoral que o pároco tem se dedicando desde a sua chegada.

Por sua vez, Padre José Silva proferiu palavras de carinho a toda comunidade, destacando o trabalho do povo e da união de todos para que as melhorias acontecem, agradeceu a presença do bispo diocesano e ressaltou que foi muito bem acolhido pela paróquia, com muito amor e zelo pelo seu pastoreio.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal