A Pastoral Afro Brasileira da Diocese de Santo André participa do X Congresso Nacional De Entidades Negras Católicas – CONENC

A Pastoral Afro Brasileira da Diocese de Santo André esteve representada pelos membros Neide Cássia e Maria Cândida , no X Congresso Nacional De Entidades Negras Católicas – CONENC, que aconteceu  no período de 23 a 25 de setembro, em Itapuã – Salvador.

Em torno de 120 pessoas, entre bispos, padres e leigos, membros de Entidades Negras Católicas, se reuniram no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), discutindo o tema Comunidades Negras Descolonizar as Mentes, na programação aconteceu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho), no dia 23, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana e referencial para a Pastoral Afro-brasileira, Dom Zanoni Demettino Castro.

O objetivo do encontro é compartilhar a caminhada das Comunidades Negras Católicas em sua pluralidade cultural/religiosa. A necessidade de construir o próprio destino e o desejo de encontrar razões para a existência, podem colocar em movimento o desejo de encontrar com outros e compartilhar o vivido, como homens e mulheres negros e negras de fé desta igreja, vivendo em diferentes Regionais/Estados do país, chamados a evangelizar na sua diversidade e pluralidade missionária, conscientes que pelo batismo são semelhantes a Cristo.

Entre as ações do X Congresso Nacional das Entidades Negras Católicas está a promoção da inculturação da fé a partir das diversas realidades culturais afro-brasileiras na vivência do mandamento de Cristo: ‘Ide e Evangelizai a todas as criaturas’(Mt 28,19-20).

É importante frisar que o CONENC é uma ação da missão evangelizadora da Igreja no Brasil. Na programação do Congresso contou-se com os conferencistas, Prof. Dr. Rosenilton Oliveira, Prof. Dra. Patrícia Teixeira Santos e Prof. Ms. Pe. Ari Antônio dos Reis; partilhas de experiências nos grupos de trabalho, plenárias, rodas de conversas, momentos culturais, de oração e Missas.

Vale ressaltar que o CONENC visa fortalecer o diálogo “ad intra” para com os agentes leigos, padres e bispos; favorecer o diálogo inter-religioso; promover diálogo bilateral com as religiões de matriz africana em sua diversidade, num mútuo respeito às tradições; implementar a ação da Pastoral Afro-brasileira junto às Irmandades, Congadas, comunidades, comunidades quilombolas, paróquias, dioceses e regionais da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), dialogar com os Movimentos Negros Sociais na construção de uma sociedade justa e fraterna; promover a paz e o bem comum, para diminuir a intolerância, racismos e preconceitos; além de ser espaço de memória reflexiva que atualiza o compromisso da fé cristã com um projeto de evangelização inclusiva e prática antirracista; e estimular a vivência de uma espiritualidade inculturada a partir da Cruz de Cristo (Gl 6,14; Jo 19,25-27).

No dia 24, os presentes receberam a visita do Arcebispo de Salvador, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, que será o portador da carta emitida no X CONENC, ao Papa Francisco.

Maria Cândida e Neide, que vivenciaram o encontro, citaram sobre a experiência de participar: “Saímos revigoradas com as partilhas e propostas para a Pastoral Afro e nascidos de novo, como novas criaturas e cheios do Espírito Santo, para continuar nossa caminhada e práticas de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo.”