Padre Douglas Colácio Assume como administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magella

A Paróquia São Geraldo Magella, situada na Região Pastoral São Bernardo do Campo Centro, acolheu o recém-ordenado Padre Douglas Colácio como seu novo administrador paroquial, na noite de domingo (13 de agosto).

O rito de posse canônica ocorreu durante a celebração da Santa Missa, sob a presidência de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André.

A celebração, concelebrada pelos padres Miguel Frutuoso (vigário da paróquia), Márcio Damião Pontes (Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, São Bernardo do Campo) e Sidcley Machado (Paróquia São Felipe, Mauá), contou também com a presença de diáconos permanentes, Haroldo Bezerra e Celso Francisco, bem como religiosas, seminaristas e familiares do Padre Douglas.

Durante a cerimônia, Dom Pedro Carlos Cipollini conduziu os presentes em uma reflexão sobre o significado da posse canônica. Em seguida, Padre Márcio leu o Decreto de Nomeação do Padre Douglas como o novo Administrador Paroquial.

Na homilia, Dom Pedro destacou a alegria de estar novamente com a comunidade e enfatizou a importância de confiar na fé, especialmente nos momentos difíceis. Ele fez referência à história do profeta Elias e à passagem do Evangelho em que Jesus caminha sobre as águas, ressaltando a proximidade de Deus em momentos de desafio:

“Na primeira leitura, o profeta Elias, perseguido por Jezabel, atravessa o deserto, cansado e pedindo a morte. O anjo o encoraja, e no Monte Horebe, ele encontra Deus não nos relâmpagos, mas na brisa suave. Deus nem sempre fala de maneiras extraordinárias, mas sim no íntimo do nosso coração como Santo Agostinho disse: ‘Deus é mais íntimo a nós do que nós mesmos.”

“Ele fala no nosso coração. No Evangelho, Jesus ora e depois caminha sobre as águas. Pedro também tenta, mas ao perder o foco, começa a afundar. Seguir Jesus envolve mais do que ir atrás, é emular Suas ações. Jesus sempre chama a seguir e está sempre estendendo a mão, dizendo: ‘Vem, sou eu, tenha medo”, frisou sobre o que Deus fala dentro de nós, especialmente nos momentos difíceis.”

Contemplando o Evangelho, enfatizou que Jesus está sempre presente para nos guiar:

“Assim como Jesus entrou no barco e acalmou a tempestade, Ele entra em nossas vidas trazendo paz. Ele nos convida a segui-Lo, enfrentando desafios com fé em Sua presença constante. Se Jesus está com você, se você tem fé que Ele não te abandona, Ele está sempre estendendo a mão e dizendo:” Vem, sou eu, tenha medo.”

Dom Pedro compartilhou com a comunidade a decisão do Padre Paulo Henrique Borges, cedido pela Diocese de São Carlos, administrador paroquial anterior, de se tornar vigário paroquial devido a questões de saúde. Ele deu as boas-vindas ao Padre Douglas como novo administrador paroquial, ressaltando a importância da união da comunidade e a responsabilidade do padre em seguir os passos de Jesus:

“Conheço Padre Douglas desde o primeiro ano de formação e quando eu cheguei aqui na diocese, oito anos atrás, ele estava no Seminário Propedêutico. É a primeira paróquia que o padre assume vocês vão marcar a vida dele para sempre. Eu lembro da primeira paróquia que eu assumi como se fosse hoje, porque ele vai aprender a ser um bom padre, porque o povo de Deus tem também o Espírito Santo. Que Deus abençoe essa comunidade que eu sei que vai acolher bem o padre que Deus está enviando através de mim. Não é eu que envio, é Jesus. O bispo é um instrumento de Deus para governar a igreja, porque eu não governo do jeito que está na minha cabeça, mas é do jeito que Deus me permite,  através da oração, das consultas, do nosso diálogo. E agradeço a Deus de ter um padre para vir aqui, sendo o primeiro padre diocesano a assumir essa comunidade.”

Após a homilia, Padre Douglas renovou suas promessas sacerdotais diante do bispo e recebeu objetos e instrumentos simbólicos que representam sua missão pastoral. O momento culminou com sua proclamação como administrador paroquial e o abraço do bispo diocesano.

A comunidade expressou sua alegria e apoio ao Padre Douglas, destacando sua importância como novo membro da família paroquial. Padre Márcio também ofereceu apoio e orações, enquanto o diácono Celso e Padre Sidcley elogiaram o sacerdote por suas contribuições na Paróquia São Felipe.

Padre Douglas expressou gratidão pelo desafio assumido e prometeu estar sempre à disposição da comunidade e da Igreja de Santo André:

“Primeiramente agradeço Dom Pedro pela confiança e pela possibilidade que o senhor está me dando de assumir um novo projeto, uma comunidade. Estarei sempre a disposição para aquilo que o Senhor precisar. Eu só posso agradecer a vocês pela possibilidade de estarmos aqui reunidos pela acolhida.E podem contar comigo, com aquilo que eu puder. Eu estarei sempre junto de vocês. Essa será sempre a minha primeira paróquia como padre. Então podem contar comigo. Eu vou contar com vocês. Agradeço a todos vocês pela possibilidade desse momento tão belo que a Igreja se reúne para acolher o seu novo pastor e que eu possa corresponder a isso, aquilo que eu venho aqui diante de Dom Pedro e que eu prometi para toda a igreja ser um pastor para o povo de Deus, para a porção que me é confiada.”

O rito de posse canônica foi concluído com a leitura da ata de posse, pelo chanceler do bispado Padre Camilo Gonçalves de Lima, e será arquivada no livro tombo da paróquia.