Pastoral da Criança e os 36 Anos de dedicação às Crianças

No domingo, 10 de setembro, a Pastoral da Criança da Diocese de Santo André comemorou 36 anos de sua criação com uma missa especial realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo. A celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini e contou com a presença de inúmeros fiéis, que lotaram a igreja para participar deste momento.

Também estiveram presentes o vigário da catedral, Padre André Rodrigues, o secretário episcopal Padre Camilo Gonçalves e o seminarista Diego das Dores, que acompanha a pastoral.

Em sua homilia, Dom Pedro Carlos Cipollini ressaltou a relevância deste momento de reflexão e conexão com a Palavra de Deus, afirmando:

“É o momento de meditarmos a Palavra de Deus, permitindo que essa Palavra proclamada, que adentra pelos nossos ouvidos, alcance profundamente nossos corações.”

O bispo ressaltou a celebração da Eucaristia, onde compartilhamos o “pão da Palavra de Deus” e o “Pão Eucarístico”:

“No domingo, nos reunimos para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, sobre o mal e sobre o pecado, que é penhor de nossa própria vitória, se permanecermos perseverantes.” Ele ainda realçou que ao praticarmos o bem e o amor, estamos efetivamente “ressuscitando a ressurreição e a vida que transcende a morte”, como afirmou Jesus.

Meditando a liturgia do dia abordou a importância da “correção fraterna”, destacando que é nosso dever e um ato de caridade corrigir aqueles que erram. Ele citou as palavras de Jesus, que aconselhou:

“Se teu irmão errou, pecou, fale com ele diretamente, não com base em fofocas, mas com franqueza: ‘Meu irmão, você está errado. Isso não pode continuar assim.’ Se ele não ouvir, procure outro irmão para convencê-lo a mudar seu comportamento. E se ainda assim não ouvir, traga o assunto à comunidade para que haja correção fraterna e conversão.”

O bispo reconheceu a importância da oração, enfatizando que é através dela que Deus nos inspira a fazer o bem. Ele lembrou que, segundo Jesus, quando duas ou mais pessoas se reúnem para rezar, Ele está presente e atende às petições feitas. Em um tributo à doutora Zilda Arns, ele destacou que ela era uma mulher de oração, e suas preces foram atendidas quando ela e o Cardeal Dom Geraldo pediram a Deus inspiração e coragem para ajudar as crianças em situação precária.

Para encerrar, o bispo salientou a coragem das mulheres que lideram a Pastoral da Criança, um exemplo notável de correção fraterna. Ele expressou sua gratidão por essas mulheres dedicadas e determinadas que perseveram na missão de salvar vidas, mesmo diante de desafios:

“Que Deus abençoe a Pastoral da Criança de coragem, saúde e, sobretudo, perseverança. Mais do que um tempo de êxitos, nós estamos num tempo de perseverança no bem que fazemos.”

No final da missa, o bispo diocesano convidou todas as crianças presentes para receberem sua bênção, abençoando cada uma delas individualmente.

Maria Luísa, da Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá, com mais de duas décadas de serviço à pastoral, compartilhou suas experiências, dizendo: “Precisamos de voluntários, ser uma agente da Pastoral da Criança é um presente de Deus, acompanhar o dia a dia das crianças, fazer parte do seu desenvolvimento e poder ajudar as famílias, é gratificante, as crianças são o nosso futuro.”

A celebração dos 36 anos da Pastoral da Criança foi um momento de reflexão, gratidão e compromisso renovado com o cuidado e o bem-estar das crianças na Diocese de Santo André.

Confira todas as fotos aqui