Diocese de Santo André

Pastoral da Acolhida conclui ciclo de formações nas Regiões Pastorais

Na tarde de 29 de outubro, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição, em Mauá, recebeu o último encontro de formação da Pastoral da Acolhida, com o propósito foi capacitar os agentes da pastoral das regiões pastorais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O seminarista Maurício Borges abriu o diálogo discutindo a rica tradição da acolhida nas Escrituras Sagradas, enfatizando que essa prática não é uma mera tendência atual, mas algo profundamente enraizado na história da fé. Citando trechos da bíblia, ele ilustrou a relevância da hospitalidade desde os tempos antigos, destacando o valor da hospitalidade como um princípio bíblico e a contínua mensagem de acolher o próximo com amor e compaixão.

Já a coordenadora diocesana, Rizomar Matos, centrou sua mensagem entre espiritualidade e acolhida, argumentando que para acolher verdadeiramente os outros, é crucial cultivar uma mente alinhada a Deus, um corpo preparado para servir e uma alma repleta de amor. 

Padre Gonise Portugal, por sua vez, refletiu sobre o coração da acolhida na comunidade religiosa, dizendo que mais do que um simples gesto, acolher é uma vocação que exige diversas virtudes e destacou que, ao acolher, não só fortalecemos a comunidade, mas também manifestamos o amor e a mensagem de Cristo no mundo.

A tarde terminou com a celebração da Santa Missa, onde os agentes foram enviados à acolhida, reafirmando a missão de ver e servir Cristo em cada pessoa.

Compartilhe:

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal

Chamados a viver com coerência: Setor Juventude reúne lideranças paroquiais em formação diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 28/01/2026

Homilia Ordenação Sacerdotal | 24 de janeiro

Chamados pelo nome, entregues à Igreja: sacerdotes são ordenados no Santuário do Bonfim

Chamados a dizer “sim”: os lemas que revelam a caminhada dos futuros presbíteros

Compadecer-se, cuidar e caminhar juntos marcam a posse de Padre Cauê Ribeiro Fogaça

Padre Giuseppe Pisoni: memória, fé e os primeiros passos rumo à causa de beatificação