CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E ORDENAÇÃO DIACONAL

16 DE DEZEMBRO DE 2023 – CATEDRAL DE SANTO ANDRÉ

Homilia – Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo de Santo André

2Cor 4,1-3.5-7; Sl 88, 21-27; Lc 22,14-30

Prezados presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e todos os irmãos e irmãs no santo batismo, que nos faz membros da Igreja em igual dignidade. A todos paz e bênção de Deus. Uma saudação toda especial aos pais dos três ordenandos: Diego, Gustavo e Willian: obrigado pelo apoio e generosidade ao entregarem a Deus estes dons valiosos.

Queridos filhos, que estão para receber o sacramento da ordem para o diaconado transitório. Nós os recebemos de braços abertos para serem membros de nosso Clero diocesano. A partir de hoje vocês farão parte dos escolhidos para serem companheiros de Jesus. Daqueles que o seguem na doação total, consagrados ao amor-serviço. Vocês estão desejosos de estar com Ele nas suas tribulações, para receberem a coroa da vitória no Reino que Ele vos confiar.

Admiramos a coragem de vocês ao não querer ser o centro de vossas vidas. Vocês escolheram ser servos de todos por amor a Jesus Cristo. Vocês descobriram o sentido da vida cristã: não pregar a si mesmos, não concentrar a vida no egoísmo estéril. Perceberam que o amor tem sua máxima expressão no serviço. No serviço está a verdadeira liberdade para a qual Cristo nos libertou.

Esta foi a luz que brilhou em vossos corações, tornando claro o conhecimento da glória da face de Cristo. Vocês perceberam que a imitação de Jesus, colocando a vida a serviço, é a norma última para quem quer ser discípulo dele de verdade, e não, viver na fantasia.

O verdadeiro serviço não é vivido em forma de dedicação a um culto. O verdadeiro serviço é uma missão a cumprir. Reinventar-se cada dia, refazer as forças e recomeçar, demonstrando pelo serviço ao próximo, o que é o verdadeiro culto ao Pai, cumprindo assim a missão recebida.

Jesus obedece ao Pai, servindo-o, não no templo em Jerusalém, oferecendo sacrifícios, e sim pelas estradas da Galileia, realizando sua missão em meio aos pobres, doentes e pecadores. Este é o testemunho da misericórdia que salva e tem a última palavra: “Misericordias Domine in aeterno cantabo!” (Cantarei eternamente a misericórdia do Senhor)

Nosso modelo é Jesus que se fez nosso irmão. Jesus é o Senhor que poderia ter feito sentir seu poder de domínio, sua autoridade, sua força, mas ele preferiu estar em nosso meio “como aquele que serve”. Ele é o irmão verdadeiro que desejou tomar sobre si todas as nossas provações, dificuldades, fraquezas, fez-se nosso irmão de verdade. Não se envergonhou de chamar-nos irmãos, embora sejamos todos inferiores à majestade de sua divindade. Ele se rebaixou o máximo possível, tanto que ninguém pode dizer que está mais abaixo que Ele na sua crucifixão.

Ele se fez irmão de todos, ensinou a fraternidade! Seja esta vossa bandeira: a fraternidade!

Jesus se colocou em meio aos discípulos para ajudar e para ser ajudado também. Ele quis ter necessidade da ajuda fraterna dos discípulos. Jesus agradece aos apóstolos por terem permanecido com ele nas suas tribulações. Eles permaneceram com Jesus, apesar de todas as críticas que receberam, dos perigos, perseguições e ameaças. Porque o amavam! Vocês também, permaneçam com Jesus. Nada anteponham ao amor de Cristo em vossos corações.

Que vocês possam escolher hoje e sempre o caminho do amor serviço por causa de Jesus Cristo, por amor a Ele. Portanto: evitem uma vida desordenada, todo apego a bens materiais e pessoas, toda vaidade e ânsia de poder.

Não tenham medo, abracem a cruz de Cristo que é justamente o amor serviço. Desta forma, esta luz que brilhou em vossos corações irá crescendo de intensidade, até fundir-se com a Luz divina por toda eternidade.

Amém!