Padre Oberdan Santana toma posse na Paróquia São Pedro, em Mauá

Padre Oberdan Santana da Silva, NDS, religioso-presbítero da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, tomou posse como administrador paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá.

A missa de posse aconteceu na tarde do sábado, 3 de fevereiro, e foi presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, com a presença de dos fiéis da matriz e comunidades, e dos presbíteros da congregação.

Após a leitura do Decreto de Nomeação, a liturgia seguiu-se e Padre Oderban ao receber o Livro dos Evangelhos, foi lembrado de sua missão de levar a Palavra de Deus a todos, sem exceção.

Na homilia proferida por Dom Pedro, abordou a relevância da Palavra de Deus,, dizendo: “A Palavra de Deus nos fala de forma providencial sobre o ministério de Jesus, justo hoje que Padre Oderban vem assumir essa parcela do Povo de Deus.” Ele trouxe à tona as adversidades humanas mencionadas no Livro de Jó, como “dúvidas, contradições, a maldade,” e ressaltou a figura de Jesus como alívio e resposta às “interrogações que o ser humano faz.”

Continuando, o bispo citou o Evangelho para exemplificar a compaixão de Jesus: “o Evangelho apresenta ele que vai na casa das pessoas, Ele cura e levanta,” e enfatizou a importância da ação após a cura, onde  “imediatamente começou a servir Jesus e os Apóstolos.” Ele sublinhou a transformação interna através da cura, que não se limita ao físico, mas também abrange o ânimo e a disposição para o bem.

O bispo continuou sua homilia destacando a ação de Jesus que,  não buscava homenagens, mas sim prosseguir com sua missão de levar a Boa Nova a outros povoados, e refletiu sobre a natureza missionária de Jesus, que se movia pelo amor ao Pai e pela oração, e citou o exemplo de São Paulo, que, seguindo os passos de Cristo, realizou missões sem buscar recompensa material, mas movido por vocação.

Concluindo, Dom Pedro fez um apelo à comunidade para abraçar o ministério do Padre Oderban com oração e apoio, enfatizando a importância da sinodalidade na Igreja. Ele reiterou que o sacerdócio é um sinal da presença de Cristo e convocou todos a rezar pelos seminaristas e futuros sacerdotes, para que sejam “esquecidos de si e focados em Cristo,” conforme a missão de evangelizar e encerrou sua mensagem destacando o papel de cada fiel na construção de uma sociedade mais fraterna e justa, inspirada no exemplo de Jesus.

Seguiu-se com a renovação das promessas sacerdotais. Diante do bispo, da comunidade,, reiterou-se o compromisso com a missão pastoral confiada. O rito prosseguiu-se com a entrega de símbolos e instrumentos ao novo administrador paroquial, que repletos de significados, simbolizam o ministério pastoral e o encargo de liderar a comunidade na fé e no amor cristão.

Manifestando sua felicidade e boas-vindas, a comunidade prometeu seu apoio ao padre, comprometendo-se a enfrentar juntos os desafios e a fortalecer a união e a fé da comunidade. O novo administrador paroquial, grato pela calorosa recepção, expressou sua apreciação pela acolhida.

A posse canônica foi formalizada com a leitura da ata pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves de Lima, um documento que será arquivado nos registros históricos da paróquia.