Representantes da Diocese de Santo André participam do 4º Encontro Ampliado das Equipes Pastorais da Sub-Região SP

Na manhã do dia 24 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Santo Amaro, ocorreu o 4º Encontro Ampliado das Equipes Pastorais da Sub-Região SP, uma importante reunião do Sub-Regional de São Paulo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este encontro reuniu lideranças da Arquidiocese de São Paulo, suas Regiões Episcopais, e as oito dioceses, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Miguel Paulista, Campo Limpo, Osasco, Santos, Santo André e Santo Amaro. A reunião contou com a participação de bispos diocesanos, auxiliares, um emérito, coordenadores diocesanos ou regionais de Pastoral, seminaristas, religiosos, religiosas, diáconos, padres, e representantes leigos.

Representando a Diocese de Santo André, marcaram presença o Padre Everton Gonçalves, vigário pastoral, acompanhado do Diácono Marcelo Cavinato e do Padre Camilo Gonçalves. Além deles, alguns secretários dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP) também estiveram presentes.

O encontro foi presidido por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Presidente do Sub-Regional, que deu as boas-vindas e explicou o propósito e a natureza do encontro, enfatizando a importância da comunhão entre as dioceses. A abertura e mediação foram realizadas por Dom Odilo e pelo Padre Flaviano Walger Schulz, da Diocese de Santo Amaro e Secretário do Sub-Regional, que conduziu a oração inicial com a Hora Média.

O encontro abordou três temáticas principais, a primeira foi apresentada por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, que compartilhou sua experiência no Processo Sinodal em Roma e discutiu a continuação da segunda fase do sínodo, com ênfase na participação e escuta das Igrejas Particulares. A segunda temática, conduzida pelo Padre Antonio Carlos Frizzo, Coordenador da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo e professor das Faculdades ITESP e Paulo VI, celebrou os 60 anos da Campanha da Fraternidade, destacando edições marcantes e o tema deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Por fim, a terceira temática foi apresentada por Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo, que falou sobre o Jubileu 2025, “Peregrinos da Esperança”, e a preparação para este evento significativo na Igreja.

Dom Odilo encerrou o encontro com a oração do Angelus e a bênção final, reiterando o convite do Papa Francisco para o Ano da Oração em 2024 e destacando a perspectiva de viver o Jubileu em Roma e nas Igrejas Particulares. Este encontro representou um momento de , partilha e planejamento pastoral para a região, fortalecendo o espírito de comunhão e colaboração entre as dioceses.