Paróquia Santo Antônio acolhe como pároco Pe. Frei Sérgio de Araújo, OFM Cap

No dia 15 de março, ocorreu na Paróquia Santo Antônio, localizada na Vila Alpina, Santo André, a Celebração Eucarística que marcou a posse canônica do nosso novo pároco, Pe. Frei Sérgio de Araújo, OFM Cap, sob a presidência do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

A missa contou com a presença de Pe. Frei Arcanjo Soares, ministro provincial, outros frades e a comunidade paroquial. Após a saudação inicial, Pe. Frei Arcanjo realizou a leitura da Provisão Canônica e na sequência, Pe. Frei Sérgio professou sua fé e, após a Liturgia da Palavra, recebeu o Evangeliário das mãos de Dom Pedro, proclamando o Evangelho e enfatizando a importância do anúncio da Palavra como função essencial de um pároco.

Durante a homília, Dom Pedro discorreu sobre a Palavra de Deus, que “entra pelos ouvidos e deseja chegar ao coração para provocar conversão”. Ele destacou:

“Estamos aqui porque amamos Jesus, e na Eucaristia recebemos aquele que Deus enviou para ser a sua imagem, o Bom Pastor. O padre representa Jesus, o único Bom Pastor, que deu a vida por seus irmãos e irmãs, testemunhando o amor de Jesus.”

Ele prosseguiu explicando que a Palavra nos revela Jesus,  que nos indica o caminho da cruz e sofre por amor, um sofrimento que libertada. Dom Pedro refletiu sobre a humanidade e divindade de Jesus, sua missão redentora, e como os sacerdotes, a exemplo de Jesus, são chamados a guiar e proteger o rebanho, enfatizando a missão de todos os fiéis batizados em testemunhar e mostrar ao mundo quem é Jesus.

Ao final da homilia, o novo pároco recebeu as chaves da igreja, do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa, simbolizando sua responsabilidade pela comunidade. Ele renovou as promessas sacerdotais e foi acolhido por um abraço fraterno de Dom Pedro, sob aplausos dos presentes.

A comunidade expressou sua alegria em caminhar ao lado do novo pastor, reafirmando o compromisso de serem missionários e de anunciar Jesus a todos. Pe. Frei Sérgio, por sua vez, destacou seu compromisso com o anúncio do Evangelho e o desejo de que a comunidade cresça em comunhão, agradecendo a confiança do ministro provincial e a acolhida do bispo diocesano.