Mais de 15 mil fiéis em Aparecida na Romaria da Diocese de Santo André

A Romaria da Diocese de Santo André pelos seus 70 anos, que será dia 22 de julho,  foi uma marcante demonstração de fé e unidade, reunindo mais de 15.000 fiéis das sete cidades do Grande ABC. A missa especial, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, coincidiu com seu 72º aniversário, tornando o dia ainda mais especial para os presentes.

Desde as primeiras horas da manhã, os fiéis, com os corações transbordando de emoção, peregrinaram para expressar sua gratidão à Mãe de Deus e nossa pela trajetória de 70 anos da Diocese de Santo André, que será dia 22 de julho. À medida que o dia amanhecia, o imenso santuário era tomado pelo povo de Deus da Igreja Particular de Santo André, todos vestindo orgulhosamente a camiseta jubilar.

Ao passar diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Dom Pedro, em gesto de agradecimento e súplica pela intercessão por cada diocesano e diocesana, além de mais um ano de vida, foi abordado por seu rebanho para receber carinho e registrar inúmeros momentos em fotografias. O sorriso estampado em seus rostos refletia a alegria do nosso bispo ao contemplar o santuário repleto de seu povo, até mesmo os “parabéns” entoados no arco central da Basílica de Aparecida.

A missa que começou às 10h30, contou com a participação de 289 ônibus saindo das cidades, além de muitos outros fiéis que chegaram por meios próprios. A presença do clero, incluindo 99 padres e 20 diáconos, sublinhou a força e a união da diocese.

O bispo, em sua homilia, enfatizou a conexão dos fiéis através do Santo Batismo, chamando todos de “pedras vivas da construção de Deus”. Ele destacou a importância de ouvir e realizar a Palavra de Deus, seguindo o ensinamento mariano de “Fazei tudo o que ele vos disser” citado no Evangelho de João.

Dom Pedro abordou a missão da Igreja, influenciada pelo Espírito Santo mais do que por programações humanas, e reforçou que a evangelização deve ser acompanhada pela promoção humana. “Não é possível pregar o Evangelho sem promover a vida, sem se comprometer com a vida de cada pessoa,” afirmou, destacando o compromisso da Diocese de Santo André com uma igreja viva, dinâmica, e solidária.

Falou também sobre os desafios enfrentados pelos cristãos em uma sociedade que muitas vezes parece secularizada e distante dos valores espirituais, incentivando os fiéis a não temerem as adversidades. “Não tenham medo,” aconselhou, reforçando que as perseguições são também um sinal de fidelidade ao Evangelho.

Ao final da homilia, Dom Pedro motivou todos a olhar para o futuro com esperança, prontos para iniciar uma nova etapa de evangelização nas complexas realidades urbanas dos municípios da diocese, e reafirmou o compromisso da diocese com a missão de viver e pregar o Evangelho, seguindo o exemplo de Maria e com a bênção de Deus.

O Senhor Aparício, da Paróquia Jesus Bom Pastor, localizada em Mauá, expressou sua alegria ao estar entre a multidão de fiéis da Diocese de Santo André. Ele destacou como é significativo ver tantos jovens participando ativamente da celebração no Santuário. “É realmente inspirador ver uma presença tão expressiva de jovens aqui hoje. Isso marca um momento importante para nossa diocese, evidenciando o vigor e o futuro promissor de nossa igreja”, comentou ele.

Pietra, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Bernardo do Campo, compartilhou sua expectativa antes da missa, destacando a importância da romaria na celebração dos 70 anos da diocese, que é celebrada em julho. “Esta missa é um momento emocionante para as festividades de aniversário da nossa diocese em julho. É um momento crucial para reunir tanta gente diante da Mãe Aparecidal”, afirmou ela.

Seguindo as atividades para celebrar o jubileu, está programada uma celebração especial pelos 70 anos da Diocese de Santo André no dia 21 de julho, às 15h, no GINÁSIO POLIESPORTIVO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO ADIB MOISES DIB. Todos os diocesanos e diocesanas estão sendo convidados a se prepararem para vivenciar este dia importante celebrando o Tríduo Preparatório que inicia dia 18 de julho. Em breve, teremos a divulgação completa da programação.

Veja o álbum completo, clicando aqui.

Assista a missa transmitida pela TV Aparecida neste link.