Diocese de Santo André

70 ANOS DE DIOCESE: ALEGRIA DE EVANGELIZAR!

Entrevista com Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo de Santo André

  1. A Diocese de Santo André completou 70 anos no dia 22 de julho. Ao longo deste período, quais as principais transformações e desafios enfrentados?

Foram muitos os desafios. Primeiro foi a fase inicial de implantação da nova Diocese, com território totalmente desmembrado da Arquidiocese de São Paulo. Nesta época estava iniciando a expansão industrial do Grande ABC e a chegada de migrantes e imigrantes vindos para trabalhar exigiu da Igreja um esforço enorme, para evangelizar sem se esquecer da promoção humana. Surgem assim as pastorais sociais.  O crescimento rápido da população, a falta de padres, a evangelização em tempos de ditadura, as transformações que se sucederam até o nosso hoje marcado pela tecnologia. São múltiplos os desafios e eles crescem a cada dia.

  • O papel da Diocese continua sendo o mesmo que era em sua fundação ou houve adaptações?

O papel de uma Diocese é sempre o mesmo: ser uma Igreja de pedras vivas, construída através da fé dos fiéis que dela fazem parte. A Diocese é uma porção do Povo de Deus, da Igreja que está localizada em determinado local. Ela deve dedicar-se à evangelização, celebrar os sacramentos e dar testemunho de Jesus Cristo, dentro da realidade em que vive. É lógico que suas tarefas vão exigindo que se exerça a missão de maneira diferente, conforme a sociedade vai evoluindo. Cada época, cada década teve seu desafio especial, embora existam desafios que permanecem, estão sempre presentes. Cada um dos quatro bispo que me antecederam fizeram sua parte e deixaram seu legado, que procuramos levar avante.

  • O sr. foi nomeado como bispo da Diocese de Santo André, em maio de 2015. Nestes nove anos à frente da Diocese, quais foram as mudanças realizadas e melhorias?

Com a graça de Deus e ajuda dos padres e leigos, foram muitas as mudanças e melhorias realizadas. Percorri toda a Diocese em visita pastoral missionária, acompanhado de padres e leigos. Foi marcante, algumas comunidades nunca tinham recebido visita do bispo. Mas no início, após saldar as dívidas que encontrei, o grande desafio foi reorganizar a administração das paróquias, readaptar a administração central da Diocese, criar mais paróquias (foram sete), as transferências de padres que atingiu todas as paróquias, feitas pela necessidade de revigorar a pastoral. Uma realização que tem uma distinção especial foi o Primeiro Sínodo Diocesano do qual participou toda a Diocese. Foram traçadas as linhas mestras da ação evangelizadora e se articulou o 8º Plano de Pastoral. Foi criado o Vicariato Episcopal para a Caridade Social que é a organização da ação caritativa da Igreja junto aos pobres. Foi criado o Tribunal Eclesiástico. Foram reformadas as três casas do Seminário Diocesano e ordenados 28 padres para a Diocese de Santo André. Foram elaborados Diretórios para facilitar a vida interna da Igreja nas suas várias dimensões.

  •  Quantos membros e fiéis possui a Diocese de Santo André? Como mantê-los e atrair novos fiéis?

 A Diocese abrange os sete municípios do Grande ABC. É uma população de 2.696.530 habitantes conforme o último senso. Deste montante temos 46% que se declaram católicos ou seja 1.240.404. A Igreja Católica está bem enraizada no ABC, embora tenha diminuído seu número, não tanto porque muitos se tornaram evangélicos, mas porque muitos não querem participar de comunidade religiosa nenhuma e cresce também o número dos ateus. A atração de novos fiéis se dá pela pregação do Evangelho, pelo testemunho, enfim pela acolhida e missão, que são os objetivos pastorais de nossa pastoral diocesana.

  • Qual é a seu ver a maior conquista nestes anos todos?

Creio que para todos nós católicos, a maior alegria é a alegria de evangelizar, de poder levar o Evangelho a todos. No dizer do Papa Francisco: “a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas” (EM 10).

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?