No dia 8 de agosto, a Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, Santo André, foi o cenário da Reunião Geral do Clero da Diocese de Santo André. Com a presença significativa de padres e diáconos, o encontro foi marcado por momentos de oração.

A reunião teve início com uma oração, seguida pela leitura da ata do encontro anterior, realizada pelo Padre Camilo Gonçalves de Lima. Em seguida, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, dirigiu-se aos presentes, abordando o Instrumentum Laboris para a segunda sessão do sínodo, destacando a relevância do documento para o processo sinodal em andamento.

Na sequência, o Padre José Aparecido Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, discutiu a dimensão presbiteral, trazendo à pauta a consulta sobre a ordenação diaconal de sete seminaristas. Ele também ressaltou a importância do Retiro Anual de Presbíteros, previsto para ocorrer entre os dias 17 e 20 de setembro.

O Padre Everton Gonçalves Costa, Vigário Episcopal para a Pastoral, apresentou os encaminhamentos para o Jubileu Ordinário de 2025, incluindo a organização da Peregrinação Diocesana, que acontecerá no dia 29 de dezembro, com saída da Matriz Santo André até a Catedral Nossa Senhora do Carmo. Além disso, ele incentivou a oração do Ângelus ao longo do Ano Jubilar e apresentou o regimento e os estatutos revisados dos conselhos pastorais.

Outro ponto de destaque foi a Semana de Formação Diocesana, programada para ocorrer entre os dias 9 e 12 de setembro, em todas as foranias. Esta formação tem como objetivo fortalecer a capacitação contínua dos agentes de pastoral, fornecendo subsídios para uma atuação mais eficaz nas comunidades.

Padre Ryan Holke, Vigário Episcopal para a Caridade, apresentou os projetos do Vicariato da Caridade, incluindo a implantação da Pastoral da Moradia e a organização do Grito dos Excluídos, previsto para o dia 7 de setembro. Além disso, foi discutida a Jornada Mundial dos Pobres, marcada para 10 de novembro, com um tríduo preparatório antecedendo o Dia Mundial dos Pobres (17 de novembro).

A reunião também abordou os próximos passos para a eleição dos novos coordenadores diocesanos e vigários forâneos, além de tratar de questões econômicas, como a formação por Forania para os atendentes paroquiais e a revisão dos estatutos do CAEP e CAED.

A reunião encerrou-se com um almoço fraterno, oferecendo uma oportunidade de convivência e interação entre os integrantes do clero.