Antes de completar seis meses, Dom Pedro visita as 99 paróquias

Uma missão que parecia impossível, com muita determinação, foi realizada. Dom Pedro Carlos Cipollini ao assumir a Diocese de Santo André deparou com uma realidade que é vivenciada só em nossa região. Com uma população próxima das três milhões de pessoas, o Grande ABC, composto por sete cidades, abriga noventa e nove paróquias e mais de duzentos e cinquenta capelas e comunidades, sem contar o grande número de ordens religiosas, masculinas e femininas.

A princípio se inteirou pelo guia informativo produzido pela Diocese de Santo André, onde estavam cada uma destas unidades de fé, e depois trilhou uma rotina que contemplasse a visita a cada uma das igrejas católicas do Grande ABC. A cada semana podia escrever um ok na frente de diversas destas paróquias, informando assim que ali estivera em visita.

Dom Pedro procurou para conversar com todos os sacerdotes, funcionários paroquiais e agentes pastorais que servem nestas comunidades. Desta forma, associou o fato de visitar a igreja de pedra e a possibilidade de dialogar com os fieis católicos que servem nas noventa e nove paróquias.

Esta missão foi realizada, antes que completasse seus primeiros seis meses como bispo da Diocese de Santo André. E com visível alegria anunciava durante as celebrações o número de paróquias que havia conseguido visitar.

Ao colocar em prática a missão de sair da sede episcopal e ir até as paróquias, conversar com os moradores locais, Dom Pedro põe em prática, também, o que nos pede o Papa Francisco, que incentiva a existência de uma Igreja em Saída, em contato com o povo.

Visitas Pastorais

Agora em 2016, Dom Pedro continua sua peregrinação pelas paróquias da Diocese de Santo André, desta vez com as Visitas Pastorais, quando até o final do ano serão visitadas as oito Regiões Pastorais da Diocese. A primeira já acontecerá no mês de fevereiro e será amplamente divulgada pela mídia católica.

Santa Luzia RP Santa Teresinha SBC N S Guadalupe