IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro a casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional acolheu o primeiro congresso nacional da Infância e Adolescência Missionária. O evento contou com a participação de representantes de todos os estados do Brasil, bem como de grupos provenientes de outros países também, somando cerca de 750 congressistas. Nossa Diocese de Santo André marcou presença também com uma delegação. Estiveram presentes o Padre Jorge Luís Assessor Diocesano do COMIDI,  a Danielly Carvalho coordenadora Diocesana da IAM, a Irmã Jocelyne Kapinga, as Assessoras Andréa Aparecida e Claudete de Almeida, as coordenadoras Júlia Oliveira, Laryssa Azevedo e Ana Clara Souza.

A IAM, como é carinhosamente chamada é um dos braços das Pontifícias Obras Missionárias da Igreja, que no Brasil possui um secretariado nacional vinculado junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O tema e o lema do congresso estão em comunhão com a mensagem do papa Franciso para o dia mundial das missões deste ano de 2024, que tem como lema “Ide e convidai a todos para o banquete”, conforme Mateus 22,9. O tema escolhido pela organização do congresso foi: “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!”

O congresso foi repleto de animação, com um cronograma extenso, que contou com o apoio da Arquidiocese de Aparecida, uma vez que boa parte dos missionários do congresso ficaram em casas de famílias acolhedoras e algumas paróquias nas cidades vizinhas de Aparecida também acolheram algumas atividades.

Em diferentes momentos formativos, os presentes eram exortados a refletirem a respeito da responsabilidade e do protagonismo das nossas crianças e adolescentes no trabalho missionário da Igreja.  Além das formações, ocorridas no Centro de Eventos do Santuário Nacional, no sábado a tarde, houve um momento de oficina para os participantes organizados por grupos.

Um momento marcante também foi a fila do povo, momento em que os congressistas podiam dirigir perguntas ou apresentar algumas reflexões diante dos temas apresentados. Uma indagação presente no coração de muitos é de que alguns membros da Igreja, sejam eles clero ou lideranças das comunidades, não conseguem observar a missão como uma atividade que precisa ser permanente. Em alguns locais, nas Igrejas particulares ou até mesmo em paróquias, falta apoio e incentivo, para aquilo que deve ser a preocupação principal da própria Igreja, a missão, que visa tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

A IAM, que vem crescendo em nossa diocese, caminhando alinhada ao 8º Plano de Pastoral é um sinal de esperança e de alegria para as nossas paróquias. Tornar nossas crianças e adolescentes protagonistas da missão é uma tarefa ardorosa, que nossos assessores e coordenadores buscam levar com muito esmero e compromisso. Por isso a IAM não vai parar, impulsionados pela força do Espírito Santo, desejamos concretizar o sonho de chegar e acolher a todos, mostrando as nossas crianças e adolescentes que eles não são o futuro da Igreja, mas sim o presente que transforma, acolhe e envia, buscando convidar a todos para o banquete.

De todas as crianças do mundo: sempre amigos!

Texto de: Padre Jorge Luis Bonfim

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional