Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

Desejo a todos muita paz e alegria no Senhor.

Estou aqui em Roma, hospedado na Casa Romana do Clero, junto com outros bispos, padres e alguns leigos que participam do Sínodo. Fico próximo ao local onde se realiza o Sínodo e vou a pé todos os dias. Tivemos, no início, um retiro de dois dias, pregado pelo padre dominicano Pe. Timothy Radcliffe. Um excelente pregador, que nos transmitiu muita esperança com suas palavras. O retiro terminou com um ato penitencial na Basílica de São Pedro, presidido pelo Papa. Foi um momento comovente, onde se pediu perdão pelos pecados, com a presença de várias vítimas, que no final receberam do Papa uma lembrança.

Depois, celebramos a Missa de abertura do Sínodo, presidida pelo Papa, na Praça São Pedro, com todos os participantes. O Santo Padre nos exortou a manter muita oração para discernir o que o Espírito Santo pede à Igreja. Após a Missa, nos reunimos na sala do Sínodo para recebermos as instruções sobre o uso dos aparelhos eletrônicos e outros instrumentos que facilitam a comunicação e as votações. O objetivo é eliminar o uso de papel e utilizar apenas meios eletrônicos.

Na tarde daquele dia, ficamos das 14h até as 20h em uma sessão de abertura, na qual foram apresentados os relatórios da presidência do Sínodo, da secretaria e das dez comissões instituídas pelo Papa. O Papa também fez o discurso de abertura. Hoje, os trabalhos em grupos menores começam, intercalados com momentos de oração e plenárias.

Peço que rezem por nós, para que sejamos fiéis ao que Deus nos pede neste momento. Rezo pela nossa Diocese e agradeço a Deus por termos realizado o nosso Primeiro Sínodo Diocesano. Para nós, que já vivemos essa experiência tão bonita e enriquecedora, não há muita novidade, mas sim a confirmação do caminho que escolhemos. Que possamos continuar com a graça de Deus e com a coragem de uma Igreja cheia de fé, esperança e caridade, como é nossa Diocese de Santo André.

Deus abençoe a todos, especialmente aos queridos padres e diáconos, a quem está confiada a tarefa de presidir nossa Igreja na minha ausência. Deus os guarde.

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional