Nova Turma da Escola Diocesana de Liturgia

escola-diocesana-de-liturgiaPromover a formação litúrgica dos agentes da pastoral litúrgica das paróquias e comunidades, no intuito de formar multiplicadores para promover a formação e participação na ação litúrgica de todo o povo de Deus de maneira plena, ativa, frutuosa e consciente.

O 6º Plano Diocesano de Pastoral contempla em suas prioridade o “fortalecimento e criação de Escolas de Liturgia para uma formação permanente”. A questão da formação litúrgica constitui um desafio permanente em nossas comunidades, em todos os âmbitos da ação pastoral, abrangendo desde os presbíteros, equipes responsáveis pelas celebrações e o povo de Deus em geral, que participa de nossa liturgia.

O Concílio Vaticano II, em sua Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium afirma que o objetivo de toda a renovação litúrgica é a participação plena, consciente, ativa e frutuosa (cf. SC 11, 14 e 30) de todo o povo na liturgia. E para isso é preciso formar o povo para celebrar bem. A própria Constituição ao tratar da questão da formação, afirma que: “A Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis participem das celebrações de maneira consciente e ativa” (SC 14), e para isso devemos buscar todos os meios para tal participação.

A Escola Diocesana de Liturgia visa dar o suporte necessário para que se possa promover a formação litúrgica em todos os âmbitos de nossas comunidades eclesiais. E para isso, deseja oferecer uma formação litúrgica sólida e substancial para nossos agentes da pastoral litúrgica.

O curso se destina aos Agentes da pastoral litúrgica e equipes de celebrações, animadores do canto litúrgico, ministros extraordinários, catequistas e todos os interessados em conhecer a liturgia.

A metodologia utilizada na Escola Diocesana de Liturgia privilegiará as aulas expositivas, levando em conta a preocupação pastoral, fazendo uso de todos os meios possíveis para o aprofundamento da liturgia, tais como: observação e pesquisa de campo, laboratórios litúrgicos, vivências e apresentação de uma monografia final.

O curso será realizado em dois semestres com duração de um ano, quinzenalmente.

Saiba mais CLICANDO AQUI.