Diocese de Santo André

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Na manhã do Domingo de Páscoa, 20 de abril, a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, reuniu representantes das 106 paróquias da Diocese para a celebração da Ressurreição do Senhor. A Santa Missa foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo pároco da catedral, Padre Joel Nery, e pelo vigário paroquial, Padre Willian Maia, e marcou a entrega dos Santos Óleos, abençoados durante a Missa Crismal na Quinta-feira Santa.

Durante a homilia, Dom Pedro refletiu sobre a experiência das mulheres que foram ao túmulo na manhã da ressurreição. Recordou que, assim como elas, os cristãos se colocam diante do mistério da vida e da morte com fé, mesmo sem ver. “Bem-aventurados os que não viram e creram”, destacou, apontando a fé como luz que vence as trevas do mundo. Segundo o bispo, essa virtude recebida no Batismo é o que permite ao cristão manter-se de pé, mesmo diante da dor e da insegurança.

Ele ressaltou que a ressurreição não é um retorno à vida anterior, como aconteceu com Lázaro, mas uma transformação plena do ser humano em Cristo. “A vida não é tirada, é transformada”, afirmou. A cruz, portanto, é sinal de amor absoluto, e não de fim. Dom Pedro insistiu na esperança que brota da fé na vida eterna, mesmo em meio a um mundo marcado por guerras, violências e desesperança. “Apesar de tudo, Cristo ressuscitou e caminha conosco”, afirmou, mencionando o Jubileu da Esperança convocado pelo Papa Francisco.

Por fim, dirigindo-se aos fiéis vindos de diferentes foranias, Dom Pedro reforçou que a missão da Igreja é ser presença do Ressuscitado no mundo. “Cristo caminha conosco. Ele mesmo disse: ‘Estarei convosco todos os dias’. Por isso, coragem: eu venci o mundo”, proclamou. E completou: “A missão do bispo é confirmar a fé do povo. Que esta fé seja levada por vocês às paróquias, fortalecida pela Eucaristia e sustentada pela esperança”.

Por fim, dirigindo-se aos fiéis que representavam as paróquias, Dom Pedro os exortou a levarem consigo não apenas os recipientes com os óleos, mas sobretudo a fé e a certeza do Ressuscitado presente em suas comunidades. Reforçou que a missão da Igreja é anunciar a vitória da vida e continuar a obra de Cristo por meio do amor, da justiça e do serviço. “A missão do bispo é confirmar a fé dos fiéis. Levem essa força às suas paróquias”, concluiu.

Após a bênção final, Dom Pedro entregou pessoalmente os Santos Óleos a cada representante paroquial, saudando um a um e desejando uma Feliz e Santa Páscoa. Os óleos entregues – dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma – utilizados na administração dos sacramentos ao longo do ano litúrgico.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral