Diocese de Santo André

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

De 1º a 4 de julho, os seminaristas das três casas de formação da Diocese de Santo André viveram dias de silêncio, escuta e oração profunda durante o retiro anual, realizado no Centro de Espiritualidade Mary Ward, em Itapecerica da Serra.

O momento de espiritualidade foi conduzido pelo padre Rafael Santos, reitor do Seminário da Diocese de Barra do Garças (MT), que refletiu com os seminaristas o tema da esperança — uma virtude essencial para aqueles que se preparam para o ministério ordenado.

A cada meditação, padre Rafael abordava uma dimensão diferente da esperança: esperança na humanidade, na Igreja, em Deus, no seminário e no sacerdócio. Com firmeza, recordou que não é possível ser padre sem esperança, pois é ela quem sustenta a vocação nos tempos de provação e fortalece a confiança no chamado.

Além das pregações, os seminaristas participaram diariamente da oração da Liturgia das Horas, da Celebração da Eucaristia e dos chamados “desertos espirituais” — momentos de silêncio e oração pessoal, em que cada um foi convidado a escutar a voz de Deus. Ao final de cada dia, a partilha na Comunhão de Almas revelava a ação de Deus na história vocacional de cada irmão.

Na quinta-feira, a oração das Vésperas solenes com bênção do Santíssimo Sacramento trouxe um clima especial de reverência e intimidade com Cristo Eucarístico.

O retiro foi encerrado na manhã de sexta-feira (4), com a Santa Missa votiva pelas vocações, presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini. O bispo refletiu sobre a fidelidade de Abraão, que não permitiu que seu filho retornasse à antiga terra, e sobre o desprendimento de Rebeca, que confiou na palavra do servo e partiu para encontrar Isaac. Ambos, movidos pela fé, acolheram a promessa de Deus com coragem.

Inspirando-se neles, Dom Pedro exortou os seminaristas a trilharem o caminho do sacerdócio com confiança, entrega e fidelidade ao Evangelho, sempre dispostos a dizer sim ao chamado de Cristo.

Seguimos em oração pelos nossos seminaristas, para que sejam configurados cada vez mais ao Coração do Bom Pastor — homens de esperança, guiados pelo Espírito e cheios do desejo de servir ao povo de Deus com alegria e fidelidade.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?