Diocese de Santo André

Sínodo Diocesano

 

Na próxima sexta feira, dia seis, teremos a entrega do Documento Final do nosso Sínodo Diocesano (Constituição Sinodal). É um grande evento para a Igreja Católica no Grande ABC. O evento se dará no CENFORPE em São Bernardo do Campo. Contará com a presença do Cardeal de S. Paulo Dom Odilo Scherer, além de outros bispos convidados, os padres e diáconos e todo o povo de nossa Diocese, que estão mais diretamente ligados a este evento.

A Diocese de Santo André, criada em 22 de julho de 1954 compreende a Região do Grande ABC e tem uma bela caminhada percorrida. Atualmente são 101 paróquias e duas quase-paróquias. Muitos ramos, mas um só tronco, que é Jesus Cristo e o Evangelho do Reino, que Ele anunciou e que a Igreja continua a Anunciar.

A Igreja Católica está presente e atuante em todo o Grande ABC, não somente hoje, mas desde o início de sua povoação. Os jesuítas aqui passavam em suas missões evangelizadoras, que deram origem à cidade de São Paulo, e cujo povoado no início, foi em parte transplantado da “Borda do Campo” e levado mais para o interior do planalto.

A Diocese de Santo André dá mais um grande passo de maturidade com a realização do seu primeiro Sínodo Diocesano encerrado o ano passado. Dele participaram as forças vivas que atuam na evangelização a partir da fé, promovendo a vida. Foram perto de trinta mil pessoas envolvidas nas inúmeras reuniões e encontros para analisar, estudar e refletir sobre a conjuntura na qual vivemos, o trabalho da Igreja, a atuação dos agentes de pastoral, inclusive os padres.

Como resultado imediato deste Sínodo temos a Constituição Sinodal que é seu documento final, elaborado por uma comissão de redação, com o material produzido pelo Sínodo, em especial as Prioridades Pastorais: Acolhida e Missão. Enfim, projetou-se o agir da Igreja para os próximos anos através de um Plano de Pastoral.

O Sínodo foi um momento de encontros permanentes, pontuados por Assembleias e celebrações com cânticos e orações. A palavra sínodo significa um “caminhar juntos”, percorrer juntos um itinerário. E foi exatamente isto que se fez naquilo que poderíamos chamar de “concílio” ou planejamento participativo, com base no conhecimento da realidade social e especialmente religiosa da Região.

Os inúmeros agentes de pastoral espalhados pela Diocese, levam avante um trabalho que realmente promove a vida, não somente espiritual, mas também material, em forma de socorro aos pobres como sempre fez. Foi marcante o socorro da Igreja aos operários quando das greves no período da ditadura militar. A preocupação com o social sempre foi uma marca da Igreja aqui no Grande ABC e continua sendo, conforme a conjuntura exige na perspectiva do Evangelho.

Acolher o povo oprimido inclusive pela carga insuportável de impostos e a vergonha da corrupção dos que deveriam trabalhar pelo bem comum. Acolher para dar esperança! Sair em missão anunciando que superamos o mal fazendo o bem, que o amor vencerá sempre, pois o Deus da vida tem a última palavra na história. Esta é a missão de nossa Igreja.

O que almejamos é que o lema norteador de nosso Sínodo continue nos movendo e inspirando: “O sonho missionário de chegar a todos”, para levar Jesus e sua paz.

Dom Pedro Cipollini – Bispo de Santo André

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral