São Caetano do Sul comemora 141 anos de existência dia 28 de julho

A Diocese de Santo André se associa à população da cidade de São Caetano do Sul e se alegra pela celebração dos 141 anos de sua fundação. Um forte viva para o dia 28 de julho. Deus abençoe o município de São Caetano do Sul!

Conheça o Santo Padroeiro da cidade

O santo, São Caetano se chamava em vida: Caetano de Thiene. Ele nasceu no dia 1º de outubro de 1480 em Vicenza, na Itália. E morreu no dia 7 de agosto de 1547, com 66 anos, em Nápoles, sendo reverenciado pela Igreja Católica, nesta data.

Sua Beatificação ocorreu em 8 de outubro de 1629, em Roma pelo Papa Urbano VIII. E sua Canonização em 12 de abril de 1671, também em Roma pelo Papa Clemente X. É Padroeiro da cidade de Thiene (Itália), São Caetano (PE), São Caetano do Sul (SP), Jacuípe (AL), Cipotânea (MG) e Brasópolis (MG)

Foi um sacerdote católico italiano. Ele fundou em Roma a congregação de clérigos regulares chamados Teatinos. É conhecido como Santo da Providência, Patrono do pão e do trabalho. É padroeiro dos gestores administrativos, assim como das pessoas que buscam trabalho e dos desempregados. A festa de São Caetano é celebrada pelos católicos no dia 7 de agosto.

Predisposto à piedade por sua mãe, ele estudou Direito em Pádua, recebendo seu grau como utriusque Juris Doctor (ou seja, em direito civil e canônico), aos 24 anos. Em 1506 trabalhou como diplomata para o Papa Júlio II com quem ajudou a conciliar a República de Veneza. Tornou-se sacerdote em 1516.

Um de seus quatro companheiros era Giovanni Pietro Carafa , o Bispo de Chieti, eleito primeiro superior da ordem, que mais tarde se tornou o Papa Paulo IV. A partir do nome da cidade de Chieti (em latim Theate), surgiu o nome pelo qual a ordem é conhecida, os “Teatinos”.

Os solos sagrados de São Caetano do Sul

O primeiro marco de fé, na então Terra de Tijucussu, primeiro nome do povoado de São Caetano do Sul, foi erguido em 1717, pelos monges beneditinos, que tomaram posse desta localidade e aqui mantiveram a Fazenda São Caetano. Era a Capela São Caetano construída no hoje Bairro da Fundação e que se transformou na Paróquia São Caetano em 29 de junho de 1953, já sob a administração dos padres estigmatinos.

Hoje São Caetano do Sul conta com só duas capelas: A Santa Rita, no Bairro Barcelona, e a do Oratório do Externato Santo Antonio, no Bairro Santa Paula. E em seu território estão sediadas onze paróquias. A “Nossa Senhora Aparecida” no Bairro Barcelona, a “Nossa Senhora da Candelária”, no Bairro Oswaldo Cruz, a “Nossa Senhora das Graças”, no Bairro Nova Gerte, a “Nossa Senhora da Prosperidade”, no Bairro Prosperidade, a “Paróquia Sagrada Família”, no Centro, a “Sagrado Coração de Jesus”, no Bairro São José, a “Santo Antonio”, no Jardim São Caetano, a “São Bento”, no Bairro Olímpico, a “São Caetano”, no Bairro da Fundação, a “São Francisco de Assis”, no Bairro Santa Maria e a “São João Batista”, no Bairro Santa Paula.