Com a presença de grande número de professores e profissionais da área da educação foi celebrada na noite de 15 de outubro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, a Missa em Ação de Graças pelo Dia do Professor, um evento religioso organizado pela Pastoral Diocesana da Educação e do Ensino Religioso, que tem como assessor eclesial o padre Renato Fernandez e como coordenador o professor Renan Evangelista Silva, que recordou que em todas últimas quintas-feiras do mês (19h30) acontecem os encontros no prédio da Mitra Diocesana.
Dom Pedro Carlos Cipollini, presidente da celebração, enalteceu a figura da protetora dos mestres, Santa Teresa D’Avila, reverenciada nesta data. Recordou que esta santa espanhola, doutora da Igreja, e autora de livros ainda hoje muito atuais, só não lecionou, por que no seu tempo, a mulher não podia exercitar esta profissão.
O Bispo de Diocese iniciou sua homilia dizendo que “Celebrar esta data é rezar por todos os professores. Todos nós sentimos uma alegria imensa quando nos lembramos de nossos mestres”, mas também aproveitou para deixar um alerta: “Temos um grande desafio quando nos deparamos com o processo educacional brasileiro. É preciso ter em mente um ensino que faça crescer a pessoa, e o que temos em demasia, são instituições escolares atuando como mais um mercado de negócio. Por outro lado, o ensino não pode ficar atrelado a conchavos políticos. Em poucos meses já tivemos diversas mudanças de ministros na pasta da Educação, só para cumprir interesses partidários, que acabam sacrificando todo o programa educacional, por mais sério que seja”.