Diocese de Santo André

Paróquia NS das Graças inaugura seu novo Centro Pastoral

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu Santa Missa e abençoou o novo Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em São Caetano, no dia 10 (sábado). O secretário episcopal da Diocese, Pe. Guilherme Melo Sanches, e o pároco local, Pe. Antônio Guimarães de Couto e Filho, concelebraram.

Vários fiéis compareceram à Missa para receber a primeira visita de Dom Pedro, que, em pouco mais de dois meses à frente da Diocese de Santo André, já conheceu mais da metade das 99 paróquias no Grande ABC.

Dom Pedro aproveitou para elogiar o novo Centro de Pastoral da Paróquia. “Venho abençoar este novo local muito importante para a paróquia e que vocês construíram com muito sacrifício, mas também com muita alegria”, disse o bispo. “Fico feliz de estar aqui, orar com vocês. Peço que rezem por mim, pelo meu trabalho, em uma diocese muito grande”, completou.

Segundo o Pe. Antônio, o Centro Pastoral é uma conquista de toda a comunidade. “Estou aqui há três anos e logo quando cheguei a comunidade manifestou muito este sonho, este desejo de ter este espaço. Assumi este sonho com eles, coordenando, mas não foi uma conquista solitária. É uma conquista da comunidade, que correspondeu, confiou. Hoje estou entregando a eles o que confiaram em mim. É um momento de alegria para todos”, frisou o pároco.

Os fiéis aprovaram o Centro Pastoral, que conta com salas, um salão central, cozinha e até um elevador para as pessoas com dificuldades de locomoção. “É importante que a comunidade tenha acomodações físicas para seus membros e este foi um ganho muito grande. Parabenizo a todos que estavam envolvidos e que conservemos este trabalho”, disse João Batista Perez, que trabalha na comunicação da Paróquia.

Para a coordenadora da Pastoral da Acolhida na Paróquia, Andreia Almeron Barreto, o novo espaço vai ajudar especialmente na catequese. “É muito bom porque vemos uma comunidade que luta, que trabalha. O Pe. Guimarães é centrado nesta preocupação em dar um espaço melhor. Não tínhamos um espaço para catequese, crisma, para os jovens se reunir. Então, ele resolveu junto com a comunidade construir este espaço que ficou maravilhoso. Tudo é uma forma fazer para comunidade na casa de Deus tenha um espaço melhor, um acolhimento melhor”, destacou.

Logo após a bênção de Dom Pedro, os fiéis se reuniram para festejar o novo Centro Pastoral.

17. 16. 15. 14. 11. 10. 7. 6. 5. 2. 18. 13. 12. 9. 8. 4. 3. 1.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra

LIBERDADE RELIGIOSA

Paróquia São Felipe Apóstolo acolhe Pe. Ernane Marinho, SIA, como administrador paroquial

Pastorais e movimentos refletem sobre os eixos do 9º Plano Diocesano de Pastoral

Celebração marca posse do reitor da Teologia e início do ano letivo

Com reflexão sobre justiça e misericórdia, Tribunal Eclesiástico inicia Ano Judiciário

Entre o silêncio e a Palavra, retiro prepara candidatos para a ordenação diaconal