Arte para evangelizar invade Mitra Diocesana

São 23 anos evangelizando por meio da arte e em 2015 não foi diferente. Com belos textos e fiéis se transformando em atores cada vez melhores, a 23ª edição da Mostra Teatral da Diocese de Santo André conquistou mais uma vez o público. Foram seis grupos que se apresentaram no evento, que, pela primeira vez, aconteceu na Mitra Diocesana, em Santo André, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Para o coordenador da Mostra, Tony Santos, as apresentações dos grupos valeram à pena todo o trabalho de produção do evento. “A Mostra foi motivo de alegria para todos nós, que pudemos acompanhar seis belas apresentações que falaram ao nosso coração e compensaram a pouca estrutura disponível no auditório com histórias e atuações que tocaram os nossos corações”, explicou Tony.
Ele ainda destacou a interação dos grupos. “Evento tradicional no calendário diocesano, a Mostra teve este ano o retorno de alguns grupos que estavam afastados. Vemos como estarmos juntos com os irmãos que compartilham da mesma vocação que a nossa é algo tão rico, precioso e que traz crescimento pessoal a todos os envolvidos. A Mostra não é uma competição de grupos, é um evento no qual os grupos unem forças para juntos anunciar Jesus”, pontuou. Para Tony, a Mostra também incentiva à cultura. “Não só na Igreja, mas em nossa sociedade sabemos que a cultura é algo desprezado. Cabe a cada um de nós valorizar estas expressões de fé e de vida como verdadeiros sopros do Espírito Santo. Numa cultura de morte com tantas expressões de antivalores e vulgaridades, o Espírito de Deus nos aponta um caminho de falar do evangelho, da esperança, da família e do amor”.

Testemunhos
Os grupos destacaram a importância em participar do evento diocesano. “É um incentivo para os jovens participarem, além da evangelização. É um incentivo da cultura, forma de atrair os mais jovens e as pessoas que gostam de teatro. Os grupos têm o propósito de transmitir uma mensagem. Espero que possamos continuar mais anos nos apresentando”, destacou Kelly Fonseca, do Grupo Forjoc (Paróquia Cristo Operário, Santo André), que apresentou a peça “A sala de espera”.
Segundo Ilda Breda, do Grupo Cênico Regina Pacis (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Matriz de São Bernardo), que encenou “Um presépio diferente”, a Mostra é a união do teatro com a Evangelização. “Interagir com outros grupos é muito importante porque é uma união de teatro e evangelização, da arte e do evangelho. Todo este trabalho é muito válido”, disse.
E as apresentações não são frutos apenas do trabalho de um dia ou uma semana, mas de meses em que os grupos se preparam com ensaios. Ângelo Mauris, da Cia. Teatral Kerigma (Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de São Bernardo), explicou como foi o processo de produção de sua peça: “Ver pela primeira vez”: “Depois de ler diversos livros e ver diversas peças, escolhemos um livro que se chama ‘Oscar e a Senhora Rosa’ (de Eric-Emmanuel Schmitt). Gostamos bastante deste livro e resolvemos então adaptá-lo para o teatro. Começamos a trabalhar em cima deles. Primeiro fizemos um trabalho somente de personagens, sem pegar textos, para que os atores pudessem conhecer os personagens, entrar no texto. Depois começamos a trabalhar com o texto em si. Ensaio de cena, montagem de cena, preparo de cena. Foi isso que apresentamos. Começamos em junho a nos preparar”, disse Mauris.

IMG_5835 IMG_5845 IMG_5854 IMG_5857 IMG_5859 IMG_5861 (1) IMG_5861 IMG_5864 (1) IMG_5868 IMG_5870 IMG_5873 (1) IMG_5873 IMG_5878 IMG_5880 IMG_5885 IMG_5888
Você também pode participar desta evangelização pela arte. Leia o que Tony disse: “Nossa palavra de incentivo é: quem não atua, prestigie, valorize, divulgue, venha assistir. É um trabalho muito bonito que os grupos estudam, ensaiam, preparam durante meses com muito amor e suor para todos. E para quem atua, dança e canta, venha participar conosco, não tenha medo de mostrar seu talento. Sabemos que nas nossas comunidades há dezenas de grupos de teatro, de dança, que apresentam todo ano a Paixão de Cristo, peças de Natal, peças do padroeiro, etc. – venham caminhar conosco, estamos abertos a acolhê-los! O Núcleo Teatro, Dança e Artes tem anualmente a Mostra Teatral, a Mostra de Dança, a Formação Diocesana, Workshops, Oficinas, entre outras atividades. Fale conosco, conte-nos de seu grupo / ministério, diga-nos como podemos ajudar: tony.santosdeoliveira@gmail.com ou WhatsApp 98866-8676”.