Diocese de Santo André

Cúria Diocesana conta agora com Moderador – Coordenador

Julgando necessário prover o ofício de Moderador – Coordenador da Cúria Diocesana, a fim de garantir uma competente direção dos trabalhos e Ofícios da mesma, Dom Pedro Carlos Cipollini assinou no dia 25 de setembro, a nomeação do Padre Jean Rafael Eugênio Barros para exercer esta missão na Diocese de Santo André.

A melhor definição para o conceito de Cúria Diocesana vamos encontrar no cânone 469, onde se lê: A Cúria Diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário.

Segundo o CIC/83, entre os que trabalham na Cúria existe uma figura nova, o chamado Moderador que deve coordenar as atividades da cúria para que haja harmonia, sincronismo, por exemplo, existem vários organismos e um depende do outro, cabe ao moderador, organizar isso. A missão será sempre de um sacerdote, e a quem pertença, sob a autoridade do Bispo, coordenar tudo o que aos serviços da parte administrativa, e esforçar-se também por que os demais membros da cúria desempenhem convenientemente o ofício que lhe foi confiado, segundo o cânone 473. É interessante ter o moderador para evitar intromissões desnecessárias. Ademais, perseguem a coordenação material das tarefas administrativas da Cúria por parte do Bispo Diocesano, encargo de imprimir estilo próprio e agilidade aos seus trabalhos.

O caráter de coordenar o mencionado conselho, há de atribuir a função reitora ao Bispo. Quanto à atividade administrativa material, é indicada a conveniência de designar um Moderador, ou espécie de chefe, de supervisor, de gerenciador administrativo da Cúria, que sob a autoridade do Bispo impulsione, coordene e tenha conhecimento de todas as atuações. Desse modo, o Moderador ostentará a direção interna dos membros da Cúria, no que afeta também as suas relações laborais e de serviço. Em suma, que coordene as atividades administrativas e cuide que todos da Cúria cumpram fielmente seus ofícios.

Conheça Padre Jean

O Padre e Dr. Jean Rafael Eugênio Barros é brasileiro e tem 43 anos, nasceu em Santa Rita do Sapucaí/MG no 11 de agosto de 1972. Recentemente foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Santa Maria em Santo André.

Entre sua formação enumeramos o Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Concluído em 2013. Mestrado em Direito Canônico pelo Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro Agregado à Pontifícia universidade Lateranense de Roma. Concluído em 2012. Pós-Graduado em Direito Matrimonial Civil Canônico pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro/RJ – Concluído em 2010. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté/SP, Concluído em 1997. Curso Livre de Filosofia pelo Seminario Arquidiocesano de Pouso Alegre – concluído em 1993.

Jean4 jean2 Jean1Jean6 jean5

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco