Diocese de Santo André

Destaques do 11º CONENC: fé, ancestralidade e compromisso com a justiça racial marcam encontro em Minas Gerais

Entre os dias 10 e 13 de julho, o Recanto Marista (REMAR), em Ribeirão das Neves (MG), foi lugar de comunhão, ancestralidade e esperança com a realização do 11º Congresso de Entidades Negras Católicas (CONENC), promovido pela Pastoral Afro-Brasileira.

Representando a Diocese de Santo André, participou o padre Edmar Antônio de Jesus, assessor eclesiástico da Pastoral Afro na diocese, que somou à escuta e reflexão sobre os desafios e a missão da Igreja junto ao povo negro.

A abertura do congresso aconteceu ao redor de uma fogueira, símbolo do fogo que purifica, transforma e manifesta a presença de Deus, como na sarça ardente e no Monte Sinai. Em um momento de mística e acolhida, os participantes – vindos de diversos cantos do Brasil – deram início à caminhada do CONENC.

Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana e referencial da Pastoral Afro-Brasileira na CNBB e no CELAM, destacou a importância de vivermos este tempo jubilar como “Peregrinos da Esperança”, atentos à proposta da Ecologia Integral, que une as dimensões ambientais, sociais, culturais, econômicas e espirituais da vida humana. Reafirmou ainda a urgência do compromisso antirracista por parte de toda a sociedade e da Igreja, conclamando: não basta não ser racista; é preciso ser antirracista.

Durante o ato de abertura, o arcebispo expressou alegria pela realização do congresso e gratidão à Arquidiocese de Belo Horizonte pela acolhida fraterna. Recordou a trajetória da Pastoral Afro e das Entidades Negras Católicas, marcadas por resistência e evangelização, e ressaltou o protagonismo dos leigos e leigas na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Dom Zanoni também lembrou que o congresso se insere no Ano Jubilar, convocado pelo Papa Francisco, em preparação ao Jubileu de 2025, que celebra a Encarnação do Verbo. Ele reforçou que o “Corpus Christi” – a Igreja – é um só corpo, e que não podemos ser apenas uma reunião de pastorais e movimentos, mas sim um corpo unido pela escuta, pela sinodalidade e pela missão.

O CONENC contou ainda com a presença de delegações dos Regionais, assessores e coordenações da Pastoral Afro de todo o Brasil, além dos bispos Dom Luiz Fernando Lisboa (Cachoeiro de Itapemirim-ES) e Dom Eduardo Vieira dos Santos (Ourinhos-SP), que contribuíram nas reflexões ao longo dos dias.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral