Diocese de Santo André

60 anos do Lar menino Jesus

Padre Ademir, presidente da Associação Lar Menino Jesus fala sobre os 60 anos de fundação da Obra, a comemorar-se Ano dia 28 de Fevereiro às 15h no Centro Comunitário Dom Jorge.

“Quem despreza o seu próximo fracassa, mas quem tem compaixão do pobre é feliz. Quem planeja o mal acaba se extraviando, mas os que realizam o bem gozam de amor e fidelidade.”  

(Provérbios 14, 21-22)

No momento em que celebramos o Jubileu de Diamantes de criação da Associação Lar Menino Jesus, obra fundada pelo memorável e sempre muito bem lembrado, nosso primeiro bispo de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, abrimos largamente o coração para que dele possa jorrar gratidão sem fim. 

É uma graça toda especial do bom Deus, que é Pai rico em misericórdias, podermos olhar para trás, para a estrada que foi trilhada, para a nossa história, agora sexagenária, e reconhecer o valor divino presente nesta obra humana. Gratamente reconhecer a presença misteriosa e escondida de Deus, Trindade Santa, que caminhou e caminha conosco nas obras beneméritas realizadas aos longo desses anos todos, através desta Associação. 

É este mesmo Deus, que um dia se fez Menino em Jesus, para brincar com os homens, e se fez Hóstia para ser o nosso alimento de caminhada, que sustenta esta obra dedicada ao Menino Jesus. 

Com o nosso fundador, com todos os que se doaram amorosa e irrestritamente: irmãs, as Servas do Menino Jesus, presidentes, diretorias, conselhos, sócios colaboradores, voluntários, benfeitores, funcionários, buscamos concretizar a Palavra de Deus, manifesta no provérbio acima citado, buscando não desprezar nenhuma pessoa, situação, necessidade, que se nos tornava nosso próximo naqueles momentos. Buscamos ainda hoje, com o espírito e os membros rejuvenescidos, realizar o bem com amor e fidelidade, tendo compaixão do pobre. Cremos ser esta a verdadeira e iniludível felicidade que transborda do nosso coração agradecido. Digo “nosso”, pois somos um corpo que completa 60 anos de idade, onde todos os membros, de antes como de hoje, sentem-se e devem sentir-se sempre, parte desta benfazeja obra. 

Somos “associados” uns aos outros, pelo ideal do amor cristão. Aquele amor com que o próprio Deus nos amou. Com aquele amor com que Dom Jorge Marcos de Oliveira nos fundou. Com aquele e mesmo amor humano, que tocado pelo amor divino, em forma de Menino, correu as ruas, os bairros de Santo André e algumas cidades do ABC, para ser uma casa aberta para acolher as chamadas “mães solteiras”; para ser um Lar para acolher as crianças e adolescentes , como ainda hoje fazemos por meio do Centro Comunitário Dom Jorge. Este amor que não é discurso, ideologia, desculpa, engodo, descompromisso com a Vida e o Homem e a Mulher, mais se faz concreto, concretude, realmente transformador neste mundo tão desesperado e desesperançado. 

Passando os olhos da memória pelo percurso de 60 anos de existência, desta que foi a “menina dos  olhos do nosso então bispo emérito, Dom Jorge, vemos desfilar um número sem fim de beneméritas e comprometidas pessoas que fizeram da Associação Lar Menino Jesus, o seu jeito de concretizar o mandamento novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 13,34). 

A Celebração será no dia 28 de Fevereiro, às 15h no Centro Comunitário Dom Jorge que fica na Rua Piracanjuba, 542 – Parque João Ramalho, Santo André.

Esperamos por você.

Sem Título

Irmã e Padre Ademir site ok Visita Padre Ademir e Irmã Maria - Centro Comunitário out-2015_1 4djorge (1)

 

Foto 11 Primeiro grupo de meninas do internato com Ir Giselia

Foto 38

Foto 27

DOM CLAUDIO DOM JORGE última reunião do ano Centro Comunitário Dom Jorge 1986

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo