Padre Ademir, presidente da Associação Lar Menino Jesus fala sobre os 60 anos de fundação da Obra, a comemorar-se Ano dia 28 de Fevereiro às 15h no Centro Comunitário Dom Jorge.
“Quem despreza o seu próximo fracassa, mas quem tem compaixão do pobre é feliz. Quem planeja o mal acaba se extraviando, mas os que realizam o bem gozam de amor e fidelidade.”
(Provérbios 14, 21-22)
No momento em que celebramos o Jubileu de Diamantes de criação da Associação Lar Menino Jesus, obra fundada pelo memorável e sempre muito bem lembrado, nosso primeiro bispo de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, abrimos largamente o coração para que dele possa jorrar gratidão sem fim.
É uma graça toda especial do bom Deus, que é Pai rico em misericórdias, podermos olhar para trás, para a estrada que foi trilhada, para a nossa história, agora sexagenária, e reconhecer o valor divino presente nesta obra humana. Gratamente reconhecer a presença misteriosa e escondida de Deus, Trindade Santa, que caminhou e caminha conosco nas obras beneméritas realizadas aos longo desses anos todos, através desta Associação.
É este mesmo Deus, que um dia se fez Menino em Jesus, para brincar com os homens, e se fez Hóstia para ser o nosso alimento de caminhada, que sustenta esta obra dedicada ao Menino Jesus.
Com o nosso fundador, com todos os que se doaram amorosa e irrestritamente: irmãs, as Servas do Menino Jesus, presidentes, diretorias, conselhos, sócios colaboradores, voluntários, benfeitores, funcionários, buscamos concretizar a Palavra de Deus, manifesta no provérbio acima citado, buscando não desprezar nenhuma pessoa, situação, necessidade, que se nos tornava nosso próximo naqueles momentos. Buscamos ainda hoje, com o espírito e os membros rejuvenescidos, realizar o bem com amor e fidelidade, tendo compaixão do pobre. Cremos ser esta a verdadeira e iniludível felicidade que transborda do nosso coração agradecido. Digo “nosso”, pois somos um corpo que completa 60 anos de idade, onde todos os membros, de antes como de hoje, sentem-se e devem sentir-se sempre, parte desta benfazeja obra.
Somos “associados” uns aos outros, pelo ideal do amor cristão. Aquele amor com que o próprio Deus nos amou. Com aquele amor com que Dom Jorge Marcos de Oliveira nos fundou. Com aquele e mesmo amor humano, que tocado pelo amor divino, em forma de Menino, correu as ruas, os bairros de Santo André e algumas cidades do ABC, para ser uma casa aberta para acolher as chamadas “mães solteiras”; para ser um Lar para acolher as crianças e adolescentes , como ainda hoje fazemos por meio do Centro Comunitário Dom Jorge. Este amor que não é discurso, ideologia, desculpa, engodo, descompromisso com a Vida e o Homem e a Mulher, mais se faz concreto, concretude, realmente transformador neste mundo tão desesperado e desesperançado.
Passando os olhos da memória pelo percurso de 60 anos de existência, desta que foi a “menina dos olhos do nosso então bispo emérito, Dom Jorge, vemos desfilar um número sem fim de beneméritas e comprometidas pessoas que fizeram da Associação Lar Menino Jesus, o seu jeito de concretizar o mandamento novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 13,34).
A Celebração será no dia 28 de Fevereiro, às 15h no Centro Comunitário Dom Jorge que fica na Rua Piracanjuba, 542 – Parque João Ramalho, Santo André.
Esperamos por você.