Diocese de Santo André

É preciso entender que o verdadeiro poder é o serviço

A tradição do encontro dos seminaristas com o bispo diocesano na terça-feira da Semana Santa ganhou este ano uma novidade muito especial. Antes do diálogo mantido durante a tarde de 22 de março, todos participaram da Missa que foi celebrada na Capela localizada no térreo do Edifício-Sede da Mitra Diocesana.

Dom Pedro Carlos Cipollini, em sua homilia, deixou um belo ensinamento. Começou dizendo que toda Quaresma é uma preparação e que aquele encontro era uma feliz oportunidade de reunir todos os seminaristas unindo as três casas do Seminário da Diocese de Santo André.

Sobre o texto bíblico ensinou que “Jesus não foi vítima só do sofrimento físico, mas também moral, o sofrimento de quem sofre uma injustiça”. E continuou. “E tudo isto porque Jesus não vê o poder como o mundo vê. Ele vê o poder como serviço”. O bispo também deu um exemplo: “Adão era para ser um jardineiro, um parceiro de Deus, mas depois de ouvir a serpente, passa a querer ser igual a Deus”.

Dom Pedro também disse: “Mas o verdadeiro poder é o amor. Os apóstolos não entendiam isto, como nós não entendemos hoje. E quem menos entendeu foi Judas, que imaginava para si, e para o grupo um poder do nosso mundo secular. Jesus ensinava com exemplos. Vamos lembrar que tinha acabado de lavar os pés de seus discípulos”.

O bispo traz o ensinamento para os nossos dias. “Como ainda temos dificuldade em entender o verdadeiro significado do poder que é amor, é que necessitamos da conversão, tão apregoada neste período de Quaresma. Ser igual a Deus, com Deus até é bom. Afinal fomos feitos a sua semelhança. O problema é querer ser Deus, sem Deus, longe de Deus”, definiu.

Dom Pedro concluiu sua fala dizendo que “O maior é aquele que mais serve. E isto serve para todos, até nós bispos. O papa Francisco acabou de dizer que ser bispo não é honra, mas sim, serviço”.

Após a celebração, por duas horas, o bispo conversou com os seminaristas. Falou e ouviu. Nas fotos, flagrantes da missa e da imagem oficial.

DSC07553 DSC07557

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025