Diocese de Santo André

1º de Maio: Missa reflete os acidentes no trabalho

Como acontece desde 1980, mais uma vez teremos a tradicional Missa dos trabalhadores e das trabalhadoras no dia 1º de maio. Será às 10h30, na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem).

A missa tem sempre o objetivo de celebrar a memória das lutas da classe operária desde os trabalhadores sacrificados em Chicago (1886) até as manifestações dos dias de hoje e principalmente, da região do Grande ABC que se destacou com suas grandes greves operárias na década de 1980, fato que repercutiu em todo Brasil e em vários outros países.

Naquela mesma década, quando alguns sindicatos sofreram intervenção, muitas igrejas abriram as portas para que os operários realizassem suas reuniões e assembleias e abrigassem as doações de mantimentos a eles enviadas, para fundo de greve. Na época (1979) foi formada na diocese de Santo André, a Pastoral Operária, uma pastoral social a serviço da classe trabalhadora urbana.

Neste ano, a Pastoral Operária realizará uma campanha para denunciar a situação alarmante de acidentes no trabalho, lançando uma questão para reflexão e debates: ACIDENTES NO TRABALHO – CULPA DA VÍTIMA?

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo, devido a doenças e acidentes no trabalho. São mais de dois milhões por ano, sendo a maioria (86%) devido a doenças.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, ocorreram 717.911 acidentes no trabalho em 2013 com 2.797 mortes.  A minoria (25%) devido a doenças. Esses dados do Brasil referem-se apenas a trabalhadores e trabalhadoras registrados formalmente* (celetistas, temporários, avulsos e outros. No Brasil, temos 48.948.433 trabalhadores/as com vínculos formais). Não entram nesta contagem, empregados e empregadas informais, trabalhadoras domésticas informais, profissionais autônomos, empregadores, militares e estatutários.

Palavra da Bíblia: “E aqueles dezoito que morreram quando a Torre de Siloé caiu em cima deles? Lucas 13, 4

Fonte:  Pastoral Operária Diocesana (Antonia Carrara – cel. 98249-7086 (TIM)).

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba