Visita Pastoral celebra a Família e Catequistas

No segundo dia da visita pastoral à Região de Mauá (que também compreende as cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e a santoandreense Paranapiacaba), o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou o amor revelado por Jesus Cristo. Na manhã deste domingo, dia 24 de abril, ele presidiu Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pelas famílias, e na Paróquia São Paulo Apóstolo, pelos catequistas – ambas no Jardim do Zaíra, em Mauá. Na celebração na São Paulo Apóstolo, os sacerdotes Pe. José Ferreira (Pe. Zézão), pároco local, e o Pe. José Maria, da “São Luiz Gongaza”, concelebraram. Ali, Dom Pedro ressaltou que Cristo nos trouxe um novo mandamento: amar como Jesus amou. “Jesus veio da pátria do amor: Pai, Filho e Espírito Santo. O amor verdadeiro é Cristo crucificado, capaz de dar a vida. O amor é sair de si. É o amor que realiza a pessoa humana, este amor que jamais passará”, disse o bispo. Dom Pedro ainda frisou que precisamos nos livrar do egoísmo para entrar no Reino de Deus. “Depois que nos livramos do egoísmo é uma libertação. Somos cidadãos da nova Jerusalém e Deus prometeu reinar na nova Jerusalém”. Ele também pediu para que os catequistas se mantenham firmes na nobre missão de ensinar as crianças, os jovens e os adultos. “Antigamente era esquisito quem não ia à missa. Hoje é esquisito quem vai. Precisamos ter uma fé firme, alicerçada na rocha. A catequese é igual à raiz de uma árvore. Uma floresta com árvores com raízes, pode dar uma tempestade, que nada acontece. Agora, uma floresta com árvore sem raízes, qualquer ventania derruba metade. Por isso, é muito importante o trabalho de vocês, catequistas, para a Igreja”, setenciou o bispo. Pe. Zézão, assessor na Região Mauá dos catequistas, destacou a importância da visita do bispo e também falou da ação dos catequistas. “Vão formar as pessoas que vão nos suceder na fé. Também estamos formando todos, desde o batismo até a catequese de adultos. Quando todos estão envolvidos, fica mais fácil”, explicou o sacerdote. Ao fim da Santa Missa, Dom Pedro abençoou todos os catequistas e cumprimentou os fiéis.

Texto de Thiago Silva Fotos de Fernanda Minichello