Frades fazem análise crítica da memória Histórica da Evangelização franciscana conventual

Nessa quinta-feira, dia 14, dando sequência aos trabalhos do Congresso dos Frades Menores Conventuais na América Latina, os religiosos e sacerdotes, acompanhados de alguns leigos, refletiram juntos sobre a história e o presente da vida dos conventuais no continente latino-americano.

Começaram o dia com a oração das laudes, seguida de missa com Dom frei João Mamede, de Umuarama (PR).

Frei Roberto Tomichá fez a primeira apresentação do dia, resgatando personagens importantes dos séculos 17 e 18 por meio de cartas, registros de arte e documentos, a fim de recuperar memórias da Ordem.

Já o bispo emérito de Valença (RJ), Dom frei Elias Manning, um dos primeiros desta missão continental, reforçou a atitude que os frades devem ter sempre diante dos tempos atuais.

“Sermos irmãos do povo, termos humildade, nos aproximar, sermos amigos. A aproximação ao povo é essencial. Lembro-me de sairmos nas ruas para falar com as pessoas. Elas sentem saudade disso e nós temos algo de diferente para dar. Isso porque temos algo que Francisco nos passou e que Deus nos deu. A ‘Evangelii Gaudium’, do Papa Francisco, tem dicas muito boas para evangelizar hoje”, afirmou Dom Elias.

Logo após, abriu-se espaço para Frei Miguel Angél M. Lopez, que foi o primeiro assistente geral da Ordem para a América Latina. Ele falou sobre as primeiras fundações latino-americanas, províncias, presenças em diversos países, bem como a identidade franciscana hoje, além de ressaltar a proximidade do Papa Francisco com o carisma dos religiosos.

Para encerrar o dia, um momento de partilha e reflexão em grupos, que foi exposto a todos mais tarde. O assunto dos debates eram as ações de evangelização e sociais da Ordem nos países, uma avaliação desde a chegada até o presente, colocando pontos positivos e negativos. Mais uma vez, a questão da necessidade missionária foi apontada como um dos fatores a serem redescobertos.

Terminadas as colocações, foi lida a carta de Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial de Santa Cruz, Belo Horizonte (MG), manifestando comunhão com o evento e encerrando o segundo dia do encontro.

Nesta sexta-feira, dia 15, se abrem novas discussões e mesas redondas com visão teológica e sociológica sobre “Cenários de Evangelização com presença dos franciscanos conventuais na América Latina”.

fsrfsagd                                       untitled

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”