“Sem mim nada podeis fazer” o lema que Dom Nelson leva consigo há 25 anos

45 padres, 15 bispos, diversos diáconos, seminaristas, religiosos, coordenadores de pastoral, e claro o povo de Deus, que guardam o querido Dom Nelson no coração, lotaram a Catedral Nossa Senhora do Carmo, na noite de sábado, 30 de julho para celebrar com a Missa em Ação de Graças os vinte e cinco anos de ordenação episcopal de nosso bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj. Entre as autoridades, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho e o representante da prefeitura de São Caetano do Sul, Airton Lauriano.

Antes da celebração, a assembleia pode acompanhar diversos depoimentos repletos de emoção. Seu irmão Nestor disse “O que mais me marcou foi vê-lo saindo de nossa casa, ainda criança, e indo para o seminário. Obrigado por existir em nossa vida”. Sua cunhada Neiva: “Sempre que o visitávamos em São José dos Campos e depois de Santo André, percebíamos que podíamos ficar tranquilos, por que ele sempre estava rodeado de pessoas que o queriam bem”. Dom Dimas que o acompanhou como sacerdote em São José dos Campos: “Carrego até hoje a cruz que ganhei de ti, meu bom amigo”. Dom Carmo, de quem é amigo desde a década de 1950: “Nascemos para amar, nascemos para trabalhar. Servimos para a glória de Deus”. O casal diocesano, Osmarina e Toninho: “O que somos é presente de Deus, mas o que nos tornamos é o nosso presente a Deus. E que belo presente para Deus, representa sua vida, Dom Nelson”.

Padre Roberto Marangon, que foi seu Vigário Geral, representando o clero disse: “Nosso coração se alegra por celebrar os seus 25 anos de episcopado. Agradecemos por sua caminhada de doze anos em nossa diocese, período que tanto ajudou a nós sacerdotes e o povo de Deus. Tu és um pastor que ensina e santifica”.

Dom Airton, a convite de Dom Nelson fez a homilia. Ele assim se expressou: “São 25 anos de entrega, vividos no coração deste nosso querido irmão que se entregou ao projeto de Deus. Lembro do quanto aprendi trabalhando ao seu lado no Regional Sul 1 da CNBB. Hoje recordamos o seu sim dado ao chamado do Papa João Paulo II, para gastar sua vida no trabalho de levar Jesus para as pessoas”.

Dom Claudio, leu a saudação de Papa Francisco, de onde extraímos “Ao venerando irmão, Bispo Emérito, Dom Nelson, com grande satisfação e amparo espiritual. Tu és zeloso pastor do clero e reconhecidamente por todos por ser um homem bom”.

Dom Pedro também deixou sua mensagem. “Imagino a alegria que vai em seu coração. Recordando os diáconos e os padres que ordenou, aqui em Santo André e também em São José dos Campos. Jesus o chamou para ser sucessor dos apóstolos. E nós agradecemos por este sim. Gratidão é a memória do coração. O povo da Diocese de Santo André sente alegria por sua presença paterna e guarda com carinho a sua forma de pastorear, sempre com muito zelo, elegância e caridade”.

Dom Nelson assim se expressou “Queridos irmãos e irmãs, saúdo a todos aqui presentes, aos queridos bispos, o cardeal que por 22 anos aqui pastoreou, aos sacerdotes amigos, aqui em grande número, ao pessoal da TV + que transmite ao vivo esta celebração, a todos que ao longo dos últimos meses prepararam esta missa, à Dom Pedro que instituiu uma comissão para esta missão, à equipe litúrgica, à Banda Estrela da Manhã, que animou também a minha missa de posse aqui na diocese. Digo que a missa é a melhor ação de graças que podemos oferecer em agradecimento ao Senhor por esta data. Sou pequeno para agradecer todas as graças que tenho recebido na minha vida. Gratidão. Gratidão por tudo”.

Presença dos bispos:

Participaram a missa em homenagem a data jubilar, os bispos: Dom Pedro Cipollini (Santo André – SP), Dom Antonio Wagner da Silva (Guarapuava – PR), Dom Dimas Lara Barbosa (Arcebispo de Campo Grande – MS), Dom Emilio Pignoli (Emérito de Campo Limpo – SP), Dom Airton José dos Santos (Arcebispo de Campinas – SP), Dom Cesar Teixeira (São José dos Campos), Dom Claudio Hummes (Cardeal Emérito), Dom Carmo João Rhoden (Emérito de Taubaté – SP), Dom Manoel Parrado Carral (São Miguel Paulista – SP), Dom Edmilson Amador Caetano (Guarulhos – SP) e Dom Fernando Figueiredo (Emérito de Santo Amaro – SP).

Exposição

Uma exposição no hall de entrada do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, na Praça do Carmo, 36, marca a trajetória de Dom Nelson Westrupp, scj, na Diocese de Santo André. A história é contada por meio de centenas de fotos e pelos objetos pessoais. Convidamos a todos para que vejam este belo trabalho de pesquisa.

Ao termino da missa, os vocacionados da Casa Propedêutica da Diocese, entregaram um ramalhete de flores, simbolizando o carinho e a gratidão daqueles que iniciam a caminhada presbiteral.

Mais tarde, Dom Nelson cortou um bolo durante a recepção que lhe foi preparada e que aconteceu no salão de festas da Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André.

D Nelson missa 01 D Nelson missa 02 D Nelson missa 03   D Nelson missa 05D Nelson museu 01D Nelson museu 02