Dom Pedro proferiu palestra para mais de cem agentes da Associação São Vicente de Paulo, o querido grupo conhecido pela denominação: Vicentinos. Foi na manhã do sábado, 6 de agosto, na própria sede dos conselheiros na Rua Antônio Cardoso Franco, 210, no Bairro Casa Branca em Santo André, onde participaram da Manhã de Espiritualidade Vicentina. O bispo foi acolhido pelo Padre Francinaldo, coordenador espiritual da entidade.
Antes da palestra o bispo comentou esta ação dizendo que ao contrário do assistencialismo do governo, os Vicentinos acompanham as famílias necessitadas, e que quando elas melhoram de vida, saem para dar lugar a outras famílias carentes. “Admiro o trabalho que vocês, Vicentinos, realizam em nossa Diocese. Apesar do Grande ABC ser uma região rica, tenho comprovado nas visitas missionárias o quanto é necessária a atuação de vocês, principalmente nestes tempos de desemprego que estamos vivendo. Conheço este trabalho, por que sempre teve grupo de Vicentinos nas paróquias em que servi como padre”.
A história da vida do santo fez parte da palestra de Dom Pedro Cipollini, além da informação de que “São Vicente de Paulo foi o responsável por organizar a caridade, que a Igreja já fazia desde a sua origem. Fundou uma ordem só com padres para servirem nos povoados mais miseráveis da França. Fundou o Grupo de Damas da Caridade e também a congregação As Irmãs da Caridade”, revelou.