Regional Utinga se prepara para Visita Pastoral Missionária

Na noite de terça-feira, 13, o regional Santo André-Utinga, depois de muitos anos, reúne-se para preparar a Visita Pastoral Missionária, que acontecerá no início de outubro. Contando com a presença da maioria das paróquias da região, o auditório do Santuário Senhor do Bonfim estava repleto de agentes pastorais, representantes paroquiais da região e missionários.

Após abertura realizada pelo Frei Nestor Marin e Padre Tiago Silva – coordenador regional -, contamos com a assessoria do Padre Odair Gonçalves sobre a fundamentação da Visita Pastoral Missionária, enfatizando que temos o propósito de ir ao encontro de todos; ser presença da Igreja na vida das pessoas, e conhecendo a realidade da paróquia que frequentamos, tornar-se-á possível responder às necessidades e expectativas das pessoas que serão visitadas. Na perspectiva bíblica, a missão tem como objetivo, visitar e resgatar as pessoas, as famílias! Ensinando e pregando, em cada visita, o mais importante: o protagonista desta missão, Jesus Cristo. “Jesus enviou seus discípulos, dois a dois” [Mc 6, 7-13], para proclamar a misericórdia e o amor do Pai e ordenou: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” [Mt 28, 19]. Assim, de acordo com a perspectiva eclesiológica, as Visitas Missionárias não são meras visitas de cortesia, elas devem ser evangélicas, convertendo e transformando o coração daqueles que estão afastados, machucados. A Visita Missionária leva ao encontro da pessoa com Cristo e não existe experiência mais perene do que a experiência com Nosso Senhor!

Ao final, Pe. Tiago agradeceu a presença dos padres, diáconos e de todos os presentes enfatizando a importância da unidade regional das paróquias, pastorais e movimentos em torno da Visita Pastoral do Bispo Diocesano.

A formação prosseguirá nos próximos dois dias enfocando os aspectos práticos e espirituais da Visita Missionária.

Escrito por Gisele Falcão

FOTO 2FOTO 1