Diocese de Santo André

Pastoral Afro convida caravanas para XX Romaria das Comunidades Negras

No dia 5 de novembro, as comunidades negras de todo o Brasil irão participar da XX Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, chamada carinhosamente de “Mãe negra” e “Mariama”. Neste ano, o tema proposto é “O povo de Deus com o olhar da Mãe negra misericordiosa” e o lema: “Com a Mãe Aparecida, amor e fé, rumo aos 300 anos”, que recorda a preparação para a celebração do tricentenário do encontro da imagem da padroeira no Brasil no rio Paraíba do Sul.

“Vamos até o Santuário da Mãe Aparecida louvar a agradecer a oportunidade de caminharmos enquanto comunidade de fé. Será uma caminhada de festa e alegria. Encontraremos outros caminheiros e lá celebraremos a Eucaristia com aquilo que é nosso jeito de ser, rezar e celebrar a vida. Enquanto caminheiros vamos parar na casa da mãe Aparecida e celebrar o nosso carinho pela Padroeira do Brasil”, motivou o assessor nacional da Pastoral Afro-Brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo.

O objetivo desta que é a vigésima edição da Romaria das Comunidades Negras Católicas é “resgatar a cultura, contemplando o rosto da Mãe Negra, a Mãe da Misericórdia que se faz presente na nossa história triste e sofrida, mas também nas alegrias das conquistas e na responsabilidade que os desafios na realidade apresentam”. O texto foi preparado pela Pastoral Afro da diocese de Bagé (RS).

Padre Jurandyr conta que a cada ano cresce a animação, a organização, a qualidade, a quantidade e o envolvimento de grupos da Pastoral Afro-Brasileira na Romaria. “Temos que comemorar com muita alegria esses vinte anos de caminhada”, afirma.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

QUARESMA: CHAMADO À CONVERSÃO

nomeacoes

Nomeações – 18/02/2026

Paróquia São Bento celebra 60 anos de história e comunhão em São Caetano do Sul

À luz de São Pedro, seminaristas realizam retiro anual

nomeacoes

Decretos e provisões – 11/02/2026

Mães que Oram pelos Filhos se reúnem na Cúria para tarde de formação e adoração

“Não para se servir, mas para servir”: Diocese ordena nove diáconos permanentes em Santo André

“Trabalho marcado pela escuta e pelo diálogo”: Pe. João Paulo, CSsR, toma posse no Jardim Zaíra

Diocese de Santo André ordena nove diáconos permanentes neste sábado

“Venho como operário da messe”: Padre Max assume como pároco da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra