Diocese de Santo André

Campanha Missionária 2016: “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”

Realiza-se, em Brasília, de 22 a 23 de outubro, a “Campanha Missionária 2016” sobre o tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”.

A iniciativa lançada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) pretende levar a refletir sobre a preocupante situação da ecologia, o sofrimento dos pobres e a exploração da Terra, a partir do compromisso com a “missão de cuidar da vida no planeta”.

Lema

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro, instituído pelo Papa Pio XI, em 1926.

O lema da Campanha Missionária 2016 é extraído da narração da Criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas está ameaçado!

Grito

A preocupação pela ecologia parte de dois prementes apelos: “O grito dos pobres que mais sofrem”, e “O grito da Terra que geme pela exploração”. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta.

Em sua Encíclica Laudato si’, o Papa Francisco adverte: “A existência humana baseia-se em três relações intimamente interligadas: com Deus, com o próximo e com a terra”. E questiona: “Que tipo de mundo queremos deixar aos que vêm depois de nós, às crianças que estão crescendo?”.

“Em nossa Casa Comum, – lemos na Encíclica – tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja”. (MT)

Fonte: Rádio Vaticano 

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo