Diocese de Santo André

À redação do Diário do Grande ABC

O Diário do Grande ABC publicou na edição de 10 de novembro de 2016 (Setecidades, p. 10) a respeito do tombamento da Capela São José da Boa Viagem, conhecida também como “Capela-Monumento ao Jesus Redentor”, localizada no km 47 da Rodovia Deputado Antônio Adib Chammas. Nesta matéria ficou evidente que a capela sofre com o mau estado de conservação e que é alvo de vandalismo. De acordo com a reportagem de Nelson Donato, a administração municipal alegou que “(…) a capela é de propriedade da Cúria Diocesana de Santo André, portanto não cabe à Prefeitura a responsabilidade direta de restaurá-la”.

A COBECISA (Comissão dos Bens Culturais da Igreja de Santo André), juntamente com o departamento jurídico da Mitra Diocesana de Santo André, já se encontrou com órgãos competentes da Prefeitura do Município de Santo André para resolver os problemas mencionados na publicação.

É importante dizer que, embora seja um edifício religioso, não há nenhuma escritura ou documento civil afirmando que tal terreno e prédio pertencem à Mitra Diocesana de Santo André.

O único registro histórico que se possui é do Livro Tombo da Paróquia São José de Ribeirão Pires, assinado pelo Pe. Francisco Navarro, em 1914, que afirma literalmente: “(…) Capella-Monumento ao Jesus Redemptor de Campo Grande, não ainda provisionada. Foi construída por iniciativa do Revdo. Padre Luis Capra, angariando esmolas e gastando tambem do seu bolço, e foi inaugurada aos desoito abril de 1913. Celebrou ali a primeira Missa o Revdo. Padre Tarcisio Zanotti, Vigário de Ribeirão Pires naquele anno, pregando ao Evangelho o Rev. Padre Luis Capra (…)”. (PARÓQUIA SÃO JOSÉ. Livro Tombo. v. 1. Ribeirão Pires. p. 11.).

Como já está sendo feito, a COBECISA e o departamento jurídico da Mitra Diocesana de Santo André darão continuidade às negociações junto à Prefeitura do Município de Santo André para estabelecer um acordo quanto às questões documentais a fim de que a restauração seja assumida por parte dos poderes públicos.

A COBECISA está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o andamento do processo, bem como sobre a atuação pastoral da paróquia São Sebastião (Rio Grande da Serra e Paranapiacaba), representada pelo seu pároco Pe. Rogério Duarte Irmão, em favor da comunidade de Campo Grande.

Matéria publicada em referência a notícia sobre o tombamento da Capela São José da Boa Viagem (DONATO, Nelson. Capela centenária é tombada: Localizada na Rodovia Antônio Adib Chammas, em Sto. André, edificação datada de 1913 tem mau estado de conservação e é alvo de vândalos. Diário do Grande ABC, Santo André, 10 nov. 2016. Setecidades, p.10.)

Escrito por Pe. William Mariotto Torres, Vice Assessor da COBECISA para o Museu Diocesano e Memória

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André