Diocese de Santo André

Na Terceira Idade é a hora de sentarmos no Trono da Sabedoria

Ei você que começou a ler esta matéria! Sabe o que é PPI? Explico. PPI quer dizer Pastoral da Pessoa Idosa. Assim como a Pastoral do Menor, esta também nasceu de um sonho da Dra. Zilda Arns Newmann, sensibilizando o Brasil para a necessidade de um cuidado maior, tanto com nossos bebês, como com nossos idosos.

Na Diocese de Santo André, esta pastoral vem produzindo excelentes frutos há dozes anos. E para celebrar a data, seus agentes diocesanos se reuniram para participar da Missão em Ação de Graças, no sábado, (26/11), pela manhã, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

A celebração foi presidida por Dom Pedro Cipollini. No altar, também, o Padre Joel Nery, responsável pela ação das Pastorais em nossa diocese, e Padre Guilherme, Secretário Episcopal.

Um cartaz com a imagem da fundadora, Dra. Zilda, vinha com uma frase sua: “Sinto que realmente essa é uma obra divina para levar esperança, fé e mais vida para milhares de pessoas idosas em todo o Brasil”. A Orquestra de Violeiros de Mauá animou musicalmente, e como sempre, com uma bela participação.

Dom Pedro agradeceu o empenho dos agentes, elogiou o trabalho da coordenadora, Ivone Alexandroni Ferrari, e Padre Joel reforçou que “Mais alguns dias e estaremos anunciando o novo sacerdote Assessor Diocesano desta Pastoral”.

O bispo aproveitou sua homilia para transmitir uma bonita reflexão sobre as fases das idades. “Nossa vida pode ser comparada pelas Estações. A Primavera com as crianças. O Verão com os adolescentes. O Outono com os Adultos, o tempo de dar frutos. E o Inverno com a Terceira Idade”.

Ele explicou que “Devemos aceitar as verdades da vida para sermos felizes. Existe um tempo em que acontece o nosso final da história. E temos que estar conscientes desta realidade. Temos que saber lidar bem com o tempo que vai se acabando. Nesta idade temos que perceber o que é essencial e esquecer o que for secundário”.

Dom Pedro concluiu seu ensinamento dizendo que “Neste período da Terceira Idade, temos que viver sem a pressa que dominava nossas ações. Temos que parar de querer satisfazer as expectativas dos outros. É preciso planejar nosso futuro dentro da nossa realidade, perguntando sempre o que Deus quer de nós nesta fase de nossa vida. Sentar no trono da sabedoria, e aproveitar tudo o que aprendemos com os anos. Não precisamos mais do trono do poder. Deixemos que os outros, que vão surgindo mandem agora”.

dsc01901 dsc01897

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco