Diocese de Santo André

Instituição de Ministérios no dia do Padroeiro da Diocese

Na igreja matriz com o nome do Padroeiro da Diocese, Santo André, e no dia em que a Igreja dedica a Festa Litúrgica para este santo, aconteceu na noite de 30 de novembro a instituição aos Ministérios de Acolitato e Leitorato a sete seminaristas da Teologia. Os ministérios instituídos – não ordenados – remontam a uma antiga tradição da Igreja. Eles são necessários para os que vão receber as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio). A missa teve a presença dos padres que atuam como reitores das Casas de Formação da Diocese, assim como do bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini e do bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj.

Os seminaristas, já na fase quase final de sua preparação para o sacerdócio recebem os ministérios de Leitor e Acólito antes de serem ordenados diáconos. O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.

Já o de acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extra ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.

Na missa foram instituídos do Ministério do Leitorato, os seminaristas Clayton Ramos Costa e Guilherme Franco Otaviano. E foram instituídos do Ministério do Acolitato, os seminaristas Clayton Ramos Costa, Claudio Pereira dos Santos, José Aparecido Sousa, Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, Rudnei Sertório e Vinicius Ferreira Afonso.

Dom Pedro, que presidiu o ritual das instituições disse que “Nossa Igreja se alegra com o sim que estes seminaristas deram lá trás e que continuam entoando até hoje. É o mistério da Graça de Deus no coração de vocês. Hoje recebem a instituição como um dom de Deus em suas vidas. É mais uma etapa da caminhada, para um sim mais amadurecido. São mais instrumentos para ajudar no discernimento”, explicou.

dsc01960 dsc01972

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco