“A evangelização deste tempo é um grande desafio”, diz Dom Rino Fisichella

Na sua passagem pela Diaconia, sede governamental da Comunidade Católica Shalom, Dom Rino Fisichella, presidente do pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, concedeu uma entrevista para os meios de Comunicação da Comunidade (Rádio Shalom 690 AM, Portal Comshalom e Fazendo Barulho). O arcebispo falou sobre os desafios da evangelização e os meios necessários para que o anúncio do Evangelho seja mais eficaz. Confira a entrevista na íntegra:

Rádio Shalom: Nós sabemos que o Papa Francisco nos pede ousadia e alegria para a evangelização, mas o que a igreja pensa mais ainda para a evangelização deste tempo?

Dom Rino: A evangelização deste tempo é um grande desafio. É o desafio que a igreja acolheu com o ensinamento de São João Paulo II, com ensinamento do papa Bento XVI e agora com a provocação cotidiana do papa Francisco para que a igreja viva “em saída”, para que mude a própria mentalidade, tire toda forma de burocracia presente na nossa vida cotidiana para recuperar a dimensão de humanidade, a dimensão de relacionamento pessoal.

Logo, a evangelização no mundo de hoje é o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo que é sempre o mesmo, ontem, hoje e sempre. Mas nós devemos fazer isso com maior convicção e sempre sabendo que, na medida em que nós anunciamos o evangelho, tornamos credível também o estilo de vida dos cristãos.

A igreja é aquela que Jesus quis. Jesus quis a sua igreja para que continuasse a proclamar o Evangelho, isto é, a bela notícia que ele trouxe ao mundo. A igreja precisa ter o rosto de Cristo, não pode ter um outro porque traz si mesma, em seu rosto, a própria imagem de Cristo.

Logo, a igreja de Cristo que continua a viver na história dos nossos dias. Portanto, esta é uma igreja que é chamada a ser cada vez mais aquela presença de Deus que se realiza em um povo, um povo que é preenchido tantos dons, de tantos carismas. É preciso ser capaz de colher a presença do Espírito que dá os seus carismas a sua igreja para que possa dar uma resposta a cada homem, a cada mulher, que vive no mundo contemporâneo. Porém, esta é também a igreja que deve olhar para o futuro, não somente o presente. É uma igreja que não deve viver de nostalgia pelos tempos passados. É uma igreja que não deve viver de utopia pensando a metas que não poderão jamais ser atingidas. É uma igreja chamada a viver o presente que lhe é dado lendo os sinais dos tempos, que são sinais de amor que Deus dá ao mundo, e buscar fazer destes sinais uma vida vivida no amor e na misericórdia.

Rádio Shalom: Qual a importância dos meios de comunicação para a Nova Evangelização?

Dom Rino: Os meios de comunicação são decisivos em um período como o nosso. No entanto, a expressão “meios de comunicação” não me convence. Não estamos somente falando de “meios”, estamos falando de uma nova cultura que é a cultura da comunicação, a cultura digital. É a cultura que cria, criou, está criando (e no futuro ainda mais) novas linguagens e quando mudamos as linguagens mudamos em consequência os comportamentos.

Logo, a comunicação é decisiva pois, no momento em que novas linguagens suscitam novos comportamentos, apresentar a vida nova do Evangelho que nos vem com o batismo (porque no batismo recebemos uma vida nova), torna-se verdadeiramente a capacidade de confrontar-se com a nova cultura, as novas linguagens, mas também com o próprio conceito de “verdade” que está contido nestas linguagens.

Logo, a nova evangelização exige de si mesma a capacidade de entrar nesta nova cultura, de fazer-se presente, de compreendê-la, de verificar os aspectos positivos e os limites que estão presentes nesta cultura, e, na medida do possível, transformá-la à luz do Evangelho.

Portal Comshalom: A Comunidade Shalom está completando 35 anos, qual a importância de todos irem para Roma, para a Convenção em setembro?

Dom Rino: O Shalom tem um grande dom que lhe foi dado e é o dom de dedicar-se, alma e corpo, completamente à evangelização, sobretudo dos jovens. É por isso que o Shalom tem a responsabilidade de saber corresponder a este pedido que a Igreja lhe faz e que a Igreja reconheceu. Portanto, nas diversas expressões da vida da Comunidade Shalom, encontramos aquela que é  a própria experiência que a igreja deve cumprir: uma igreja que contempla o seu Senhor, uma igreja que O súplica, uma igreja que O anuncia e que vive deste anúncio.

Ping-pong:

Um santo: o que vive o Evangelho a cada dia.

Um documento do magistério: Dei Verbum

Uma virtude: amor

Um livro: o meu (risos)

Uma passagem bíblica: seriam tantos… como diria somente uma passagem bíblica? Uma passagem: João 15: “não vos chamo mais servos, vos chamo amigos”.

Uma esperança: que a igreja possa ser unida, santa, católica e apostólica.

Fonte: Comunidade Católica Shalom