Diocese de Santo André

O Ano Mariano nas prisões brasileiras

O Ano Mariano também está sendo celebrado nas prisões brasileiras, mas de um modo especial, como explica o vice-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, Pe. Gianfranco Graziola:

“Nós pensamos, em primeiro lugar, em despir a Nossa Senhora do que foi colocado pelo rei e a rainha: o manto e a coroa e ir à essência do que é esta pequena imagem, daquilo que ela representa hoje.”

Para o missionário da Consolata, a imagem de Nossa Senhora representa a mulher negra, excluída, escravizada e encarcerada. “Esta mulher que, mais uma vez, é oprimida e que, com o manto e a coroa, são encobertas todas as dificuldades pelas quais passa.”

“Nós, como Pastoral, queremos, ao longo deste Ano, descobrir quais são estas mulheres que são as Marias do nosso tempo, quem são as Nossas Senhoras do nosso tempo. A Maria da ferialidade, da cotidianidade, que são naturalmente as mulheres presas, mas são também as mães dos presos, as esposas dos presos, as irmãs dos presos – que são toda esta realidade feminina que está encarcerada não só dentro dos muros”, explica Pe. Graziola.

Na reportagem acima, o vice-coordenador da Pastoral Carcerária fala também da mensagem atual de Nossa Senhora a essas mulheres excluídas, seja por estarem na prisão, seja por serem familiares dos presos.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

Dom Pedro Carlos Cipollini: 15 anos de episcopado vividos “Em Nome de Jesus”

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reforça unidade e compromisso com a evangelização

Foranias concluem assembleias e apontam prioridades para assembleia diocesana

Em defesa da vida: Diocese de Santo André celebra o Dia do Nascituro

nomeacoes

Nomeações e provisões – 08/10/2025

Dom Pedro, um pastor com cheiro de suas ovelhas, celebra 15 anos de episcopado

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Dom Pedro Carlos Cipollini: quinze anos de episcopado

24º Encontro Diocesano fortalece a missão dos catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo

Diáconos da Diocese de Santo André participam da Peregrinação do Jubileu em Aparecida