Diocese de Santo André

Documentos da Igreja sobre Comunicação Social são apresentados aos agentes da Pascom

Aberto pelo Padre Tiago Silva, Diretor do Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André, a Formação para os agentes da Pascom Diocesana aconteceu na manhã deste sábado, (1º/04), quando o Auditório da Mitra na Praça do Carmo ficou tomado em sua maior parte. O evento organizado pela Coordenadora desta pastoral, Fernanda Minichello, contou com a palestra da Missionária Lourdes Crespan que teve como tema: “Pastoral da Comunicação e os Documentos da Igreja”.

Pregando em um novo Areópago

Lourdes recordou que hoje a Igreja nos pede para pregarmos em um novo Areópago, que é o mundo todo. Ela recordava a passagem de Atos dos Apóstolos que nos fala da pregação de Paulo ao povo de Atenas que foi feita no Areópago, local onde o conselho do supremo tribunal da Grécia se reunia: “Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?(Atos 17,19).

A palestrante, jornalista e pós graduada em Comunicação Social enumerou os documentos elaborados pela Igreja para tratar dos meios de comunicação de massa. Citou a encíclica papal “Miranda Prorsus”, (Bela Expressão), sobre a cinematografia, o rádio e a televisão, escrita pelo Papa Pio XII, que é onde primeiro surge a palavra comunicação.

A Igreja e a Literatura

No início do surgimento da imprensa, mais ou menos da maneira como a conhecemos hoje, a Igreja divulgou seu primeiro documento a respeito. Foi no dia 25 de novembro de 1766, quando o papa Clemente XII promulgou a encíclica Christianae republicae, (República Cristã), para trabalhar os problemas ligados à literatura e às publicações em geral. Era a Igreja preocupada com os temas dos livros a serem publicados.

A Igreja e o Cinema

A Igreja, para ajudar na formação dos profissionais da comunicação, em 1936 elabora a Carta Encíclica do Papa Pio XI, Vigilanti Cura, (sacerdote vigilante), sobre o cinema, onde coloca por escrito seus ensinamentos referentes aos temas já naquela época.

Concílio Vaticano II

O primeiro documento que norteia as ações da Pastoral da Comunicação em si, é aquele que nasceu nas ações do Concílio Vaticano II, denominado “Inter Mirífica”, que quer dizer “Entre as maravilhas”, promulgado em 1963 pelo Papa Paulo VI. Diz o documento que “de fato, entre as maravilhas criadas no mundo, frutos da inteligência humana, dom de Deus, estão os meios de comunicação social”.

O encontro formativo foi encerrado por volta do meio dia após, abertura de um tempo para as perguntas da plateia. O próximo evento da Pascom Diocesana será em maio, com a I Semana de Comunicação! Aguardem mais informações em breve.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO