Ajudar o próximo, ver sua mudança, sua recuperação e seu crescimento é uma das recompensas mais lindas que podemos receber. É com esse pensamento que os agentes da Pastoral da Sobriedade de nossa Diocese são motivados a lutar diariamente contra os vícios químicos e dos pecados.
Maria Adelina Fonseca é a atual coordenadora da Pastoral Diocesana da Sobriedade e vê na perseverança da família ao irmão dependente a solução para recuperação total: “para os que precisam de ajuda, o amor de Deus e o apoio da família são necessários para que busquem ajuda”, pontuou.
A evangelização por parte dos agentes tem cinco frentes de atuação que são extremamente importantes: A 1° fase é a Prevenção que é destinada as pessoas que nunca usaram algum tipo de substância química. A 2° fase é a Intervenção, que é para aquele irmão que já experimentou alguma substância química, mas não faz uso frequente. A 3° fase é uma das mais importantes, é a fase de Recuperação, que é para o irmão dependente, que precisa de tratamento e acima de tudo de apoio. O 4° passo é a Reinserção do irmão dependente na família, na sociedade, e no trabalho. O 5° passo é a Atuação Política, que faz a articulação de ações junto com as paróquias e o poder público para o combate às drogas.
Os agentes da Pastoral se reúnem toda sexta-feira às 20h, na Comunidade Santa Luzia, que fica na Rua dos Vianas, n°41.178ª, no Parque São Bernardo em São Bernardo do Campo para visitas, conversa e leitura da Palavra às famílias.
Texto de Maria Tereza Souza