Diocese de Santo André

Pastoral da Sobriedade: Fazer o bem sem olhar a quem

Ajudar o próximo, ver sua mudança, sua recuperação e seu crescimento é uma das recompensas mais lindas que podemos receber. É com esse pensamento que os agentes da Pastoral da Sobriedade de nossa Diocese são motivados a lutar diariamente contra os vícios químicos e dos pecados.

Maria Adelina Fonseca é a atual coordenadora da Pastoral Diocesana da Sobriedade e vê na perseverança da família ao irmão dependente a solução para recuperação total: “para os que precisam de ajuda, o amor de Deus e o apoio da família são necessários para que busquem ajuda”, pontuou.

A evangelização por parte dos agentes tem cinco frentes de atuação que são extremamente importantes: A 1° fase é a Prevenção que é destinada as pessoas que nunca usaram algum tipo de substância química. A 2° fase é a Intervenção, que é para aquele irmão que já experimentou alguma substância química, mas não faz uso frequente. A 3° fase é uma das mais importantes, é a fase de Recuperação, que é para o irmão dependente, que precisa de tratamento e acima de tudo de apoio. O 4° passo é a Reinserção do irmão dependente na família, na sociedade, e no trabalho. O 5° passo é a Atuação Política, que faz a articulação de ações junto com as paróquias e o poder público para o combate às drogas.

Os agentes da Pastoral se reúnem toda sexta-feira às 20h, na Comunidade Santa Luzia, que fica na Rua dos Vianas, n°41.178ª, no Parque São Bernardo em São Bernardo do Campo para visitas, conversa e leitura da Palavra às famílias.

Texto de Maria Tereza Souza

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”