Diocese de Santo André

Administrar o tempo, uma estratégia urgente

Ultimamente, o tempo tem se tornado uma realidade muito valiosa, e administrá-lo é uma estratégia urgente para quem possui diversas funções e trabalha com múltiplas tarefas.

Quem nunca disse ou ouviu esta expressão: “O tempo está voando!”? Ouvimos, constantemente, as pessoas dizerem que estão sem tempo para isso ou para aquilo. A impressão é que os ponteiros do relógio estão passando mais rápido.

É certo que a sociedade passa por transformações e que o número de informações, às quais temos acesso diariamente, é muito maior do que tínhamos há alguns anos. A quantidade de pessoas com as quais nos comunicamos, muitas vezes, chega a cansar nossa mente e torna nosso “HD interno” sobrecarregado e lento.

Penso que o tempo não está voando. Na verdade, as pessoas é que têm se deixado levar por muitas atividades e, sem planejamento nem equilíbrio, acabam adoecendo. Observa-se, no contexto atual, que as pessoas sofrem com doenças causadas pelo excesso de atividades.

Contudo, o tempo deve estar a nosso favor, não contra nós! A Bíblia, em Eclesiastes 3,1 diz: “Há um tempo para cada coisa debaixo do céu”. Com essa palavra, somos convidados a administrar o tempo a nosso favor.

Organizar para administrar

Fazer um cheklist das atividades do dia é uma boa sugestão para quem deseja organizar o seu tempo. De forma prática, liste, na sua agenda física ou nos aplicativos de dispositivo móvel, por prioridades, as atividades que você precisa executar durante cada dia.

Exemplo:

  • Reunião de Marketing às 10h;
  • Marcar o médico;
  • Responder os e-mails do financeiro;
  • Buscar as crianças na escola;
  • Agendar reunião de avaliação;
  • Preparar os relatórios de venda;

O fato de você escrever já é um meio para o seu cérebro memorizar. Também, ao optar por usar aplicativos, esses têm a opção de alertas e notificações.

Um bom projeto de vida com metas a serem vencidas mês a mês também contribui para um bom começo de carreira.

Seja na área profissional, familiar ou afetiva, o tempo deve estar a nosso favor. Não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo nem realizar duas ou mais atividades em tempo real. É necessário escolher primeiro o essencial, o mais importante.

nfelizmente, observamos que as pessoas passam mais tempo com os dispositivos móveis do que dialogando olho no olho. Precisamos cultivar a cultura do encontro, a cultura do off-line!

Colocando em prática as realidades que trouxemos aqui, em breve você olhará no relógio e notará que o tempo está no seu curso normal, e você se tornará uma pessoa mais feliz!

Fonte: Canção Nova – Adailton Batista

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco