Diocese de Santo André

CEBs se reúnem para discutir o ‘mundo urbano’

De olho no 14º Intereclesial, que será na cidade de Londrina (PR), em janeiro de 2018, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na Diocese de Santo André se reuniram no dia 24 de setembro, domingo, para o Encontro Diocesano, na Cidade dos Meninos, em Santo André. O evento contou com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Pe. Angelo Belloso Penna, IEME, Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Matriz de Diadema).

O objetivo do Encontro foi refletir sobre o Tema do Intereclesial “CEBs e os desafios do mundo urbano” no contexto do Grande ABC. “Estamos abordando a dificuldade de viver em uma cidade. Estamos levando este tema, discutindo e vamos trabalhar em cima dele para tentar mudar um pouco a realidade do nosso país. Vamos levar a realidade nossa para o evento em Londrina”, frisou Marlene Gianoto, que estava representando a coordenação diocesana das CEBs.

Segundo o bispo Dom Pedro, discutir “o mundo urbano” é relevante dentro da Igreja. “É muito interessante este tema. Antigamente, as CEBs olhavam muito para contexto do mundo rural, que está acabando agora. É mudança de época, porque as pessoas vieram para cidade. Quem estava no mundo rural está nas periferias das grandes cidades. Foi um tema muito bem escolhido e será um investimento muito grande refletir a realidade a partir das comunidades eclesiais”, frisou Dom Pedro.

O Pe. Frei Luiz Favaron, OFM, coordenador das CEBs na Região Pastoral Santo André Utinga, destacou a importância do Movimento. “As CEBs respondem a um anseio da Igreja, inclusive, do próprio Sínodo (diocesano), de uma Igreja em saída, ir ao encontro do povo. E as Comunidades de Base são a Igreja na rua. É exatamente este objetivo de ser missionário porque mantém o contato com as famílias e tentam levar a mensagem de Jesus onde o povo vive”, frisou o sacerdote. “As CEBs são a consciência daqueles valores que Jesus pregou, da fraternidade, da amizade, da justiça. É a Igreja que nasce do povo”, emendou Pe. Angelo.

Além da Santa Missa, o encontro também contou com palestra do Pe. José Pedro Teixeira, mais conhecido como Pe. Pedrinho, pároco da Imaculada Conceição, a Matriz de Diadema, e outras atividades durante o domingo. Mais informações sobre as CEBs, clique aqui: www.cebsdobrasil.com.br

Texto e fotos de Tiago Silva

Acesse aqui para ver o álbum de fotos.

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão